Artistas e produtores culturais cobram pagamentos atrasados do Fundo de Arte e Cultura (FAC)

Grupo afirma que só sairá do prédio mediante a solução do impasse

 

Artistas e produtores ocupam Sefaz e cobram pagamento de recursos do FAC. Foto: Alex Pereira

 

 

Atualizada às 23h00

O pagamento por parte do Estado de Goiás de um total de R$ 31 milhões referentes aos repasses dos prêmios de 2015, 2016 e 2017 do Fundo de Arte e Cultura (FAC), relativos a 400 projetos em distintas áreas. Essa é a reivindicação de artistas e produtores culturais que estão mobilizados na tarde desta quinta-feira (6), no prédio da Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás (Sefaz), em Goiânia.

O grupo com cerca de 30 pessoas chegou por volta das 14h30 e afirma que não deixará o local até que haja um posicionamento concreto da Sefaz, com uma solução para a reivindicação. “São mais de R$ 30 milhões na cadeia produtiva do Estado, gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos”, justifica Evandro Costa, ator e produtor cultural, que integra a mobilização.

Segundo os manifestantes, representantes da Secretaria e também da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) realizaram desde julho de 2018 várias reuniões com os agentes culturais. Dentre os acordos, frutos dessas reuniões, foram: o repasse de 2,5 milhões de reais em agosto, o que foi cumprido; o repasse de mais 2,5 milhões em setembro, o que não foi cumprido; e a partir de setembro, desembolsos semanais que também não ocorreram.

“Promessas foram feitas, repasses não foram concluídos e estamos aqui hoje nesta luta por uma solução”, desabafa Evandro.

Resposta da Sefaz

A Secretaria da Fazenda informa que o governo está firme no compromisso de cumprir as vinculações constitucionais para saúde, educação e cultura. Mas, que existe um cronograma a ser cumprido e que, nesse momento, a prioridade é quitar a folha de pagamento, em vista das ações judiciais. Tão logo seja cumprido o compromisso da folha de pagamento outras áreas receberão os devidos repasses.

Por telefone, o secretário Manoel Xavier, que está em viagem de trabalho, falou com representantes do grupo de artista que esteve na Sefaz na tarde de hoje. Ficou acertada uma reunião para segunda-feira (10) à tarde.​​

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.