Uma das melhores e mais conhecidas escolas de Goiás é, sem dúvida, o Colégio Pedro Gomes (espécie de, ao lado do Lyceu de Goiânia, Caraça de Goiás).

O nome do colégio homenageia o professor e escritor Pedro Gomes, que morreu aos 73 anos, em 1955.

A história de Pedro Gomes, autor dos livros de contos “Na Cidade e na Roça”  (1924) e “Pito Aceso” (1942), é pouco conhecida. Por isso é importante o lançamento do livro “Pedro Gomes” (volume 5 da coleção “Biografias Vilaboenses”).

Pedro Gomes: professor e autor do clássico “Pito Aceso” | Foto: Reprodução

O livro, do escritor e médico Ademir Hamú, além de contar a história de Pedro Gomes, reúne a parte mais substancial da fortuna crítica a respeito de sua obra. Há os comentários de Gilberto Mendonça Teles — que situa muito bem a obra de Pedro Gomes na história da literatura brasileira construída em Goiás (nota que, em termos estéticos, Hugo de Carvalho Ramos estava um passo adiante) —, Nelly Alves de Almeida e Bernardo Élis.

O prefácio, muito bom, é assinado por Antônio César Caldas Pinheiro, doutor em Documentação pela Universidade de Salamanca. Os livros de Pedro Gomes “conservam muito da vida sertaneja dos matutos e mesmo dos habitantes da cidade”, assinala um dos maiores pesquisadores brasileiros.

Embora não fosse pretensioso, Pedro Gomes procurou fixar a linguagem e os costumes dos homens de seu tempo. Há, pois, um registro filológico e, quem sabe, até antropológico. Mas ele próprio fazia pouco caso de sua literatura, da importância literária de seus “causos”.

Livro de Ademir Hamú abre as portas para pesquisas mais exaustivas | Foto: Jornal Opção

Não se trata de uma biografia “definitiva” — até porque não há a mínima possibilidade de biografias definitivas —, nem de uma pesquisa exaustiva. Mas Ademir Hamú abre as portas para o conhecimento da vida e da obra de Pedro Gomes. O “recoloca”, por assim dizer, na história de Goiás tanto como escritor quanto como educador, ou seja, uma figura pública de relevância. Portanto, o livro é um bom ponto de partida para os próximos pesquisadores e biógrafos.

Pedro Gomes escreveu mas não publicou um terceiro livro, “A Folha da Caraíba”. Ademir Hamú transcreve, da obra, o conto “Intocado”.

Lançamento do livro de Ademir Hamú

“Pedro Gomes” (Chafariz, 156 páginas) será lançado na quarta-feira, 28, às 9 horas, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. O IHGG fica na Rua 82, Setor Sul, quase em frente ao Palácio Pedro Ludovico (Centro Administrativo), em Goiânia.