A qualidade da fotografia está no profissionalismo

Seja por hobby ou curiosidade, é comum que as pessoas se aventurem nessa tarefa, mas, fato é que as imagens não têm os mesmos atributos das fotografias feitas por um profissional, com experiência na área e qualificação

Foto: Reprodução / EBC

Luciana Cássia R. Rocha*
Especial para o Jornal Opção

Quem nunca viu um cunhado, prima ou até mesmo nossos pais se aventurando a fotografar uma festa de família? E arrisco-me a sugerir que uma grande parte dos leitores já fez a mesma coisa. Seja por hobby ou curiosidade, é comum que as pessoas se aventurem nessa tarefa, mas, fato é que as imagens não têm os mesmos atributos das fotografias feitas por um profissional, com experiência na área e qualificação, sem contar dos equipamentos eficazes, com especificações importantes, que resultam em um produto final de extrema qualidade.

Conforme pesquisa realizada pelo Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) a fotografia tem forte ligação com a memória afetiva, pois a partir do registro de uma situação positiva ou negativa, paralisada por uma máquina e impressa no papel, o indivíduo poderá recordar inúmeras vezes do ocorrido, ativando essa recordação por meio da imagem, como se estivesse voltado no tempo. “Essa foto antiga, de 1854, me toca: simplesmente porque tenho vontade de viver aí”, ressaltou o filósofo Barthes a respeito da recordação e a fotografia. Por esse estudo, já podemos compreender a importância que a foto tem na vida das pessoas e como sua qualidade é essencial.

No ambiente corporativo, o registro dos acontecimentos, como eventos, palestras, reuniões e festas comemorativas também é importantíssimo porque a partir desse recurso, a empresa também cria um banco de imagem de melhores acontecimentos, podendo utilizar posteriormente. Dessa forma, essas tentativas amadoras não podem acontecer, pois, diferente da festa em família, a qualidade da foto é extremamente indispensável, além de ser exigida pelos contratantes, obviamente. Como é um local de profissionalismo, aventuras de amadores não são toleradas e capturar os melhores momentos com exatidão é o foco principal do fotógrafo que está registrando a ocasião.

A fotografia de eventos é realizada a partir de técnicas específicas, assim como em festas infantis, aniversários, shows e até mesmo em jogos de futebol. Então, em acontecimentos corporativos, como tipo da luz, densidade do flash, abertura de diafragma, quantidade do ISO e velocidade que a câmera terá para capturar as imagens são extremamente importantes. A partir de tudo isso, pode-se obter uma boa foto que, principalmente em eventos corporativos, geralmente pode ser utilizada para compor criação de conteúdo a respeito da empresa, estampar um texto e postagem nas redes sociais, ou apenas para ser exposta aos participantes e colaboradores e, por isso, é importante que estejam em alta resolução.

É essencial que as empresas, mesmo que de pequeno porte, tenham em mente a importância de investir em fotografia profissional, pois é uma profissão que exige técnica adquirida por meio de cursos, além de equipamentos específicos, como máquina fotográfica, flash, lentes com determinadas aberturas para zoom, tripé e até mesmo ferramentas de edição de imagem. Dessa forma, o investimento para obter o serviço de um fotógrafo será compatível com o quanto

o profissional investiu, para poder proporcionar imagens de qualidade e além do que é esperado pelo cliente.

Ao investir em fotografia profissional, a gestão corporativa vai usufruir de um serviço eficiente, realizado com todos os atributos que englobam contratar um fotógrafo, como imagens de alta resolução, registros impactantes que acompanham o objetivo da ocasião, por exemplo, se o evento for em formato de palestras, o foco será registrar os palestrantes em momentos específicos de suas apresentações, e ainda é possível obter gravação de vídeo e edição de fotos. De toda forma, o produto final será uma união de equipamentos eficientes com a maestria de um profissional eficaz.

 

*Luciana Cássia R. Rocha tem 21 anos de experiência no mercado fotográfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.