4 livros para entender os Jogos Olímpicos de Inverno e outras modalidades

Que tal aprender sobre as técnicas do Curling ou conferir um guia com curiosidades olímpicas? Seleção celebra o Dia do Esportista com títulos especiais

Foto: Reprodução

Enquanto os brasileiros curtem o verão, os olhos do mundo estão voltados para as paisagens geladas da China, país que sedia os Jogos Olímpicos de inverso de 2022. A Disal aproveita que o Dia do Esportista é comemorado em 19 de fevereiro para destacar uma seleção com títulos sobre algumas das modalidades mais populares e curiosas, além de histórias, medalhistas e curiosidades. 

Para entender um pouco mais sobre como os Jogos Olímpicos de inverso de 2022 começaram é necessário voltar para 1924, quando aconteceu a Semana Internacional de Desportos de Inverno, primeira competição de caráter mundial realizada na cidade francesa de Chamonix. Dois anos depois, o Comitê Olímpico Internacional decidiu dar o status de Jogos Olímpicos a competição, que a partir dali, passaria a acontecer regularmente.

Atualmente os esportes que compõem os Jogos Olímpicos de inverno são: biatlo, bobsled, combinado nórdico, curling, esqui alpino, esqui cross-country, esqui estilo livre, hóquei no gelo, luge, patinação artística, patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta, salto de esqui, skeleton e snowboard.

Entenda mais sobre o fascinante e gelado universo dos jongos com a seleção a seguir:

  • Curling – Etcetera – Bob Weeks

Um guia alegre e cheio de fatos para o jogo estrondoso: curling. Imensamente popular no Canadá, o curling conquistou os corações de milhões de entusiastas obstinados em todo o mundo. Cheio de personagens peculiares, fatos fascinantes, histórias intrigantes e curiosidades incríveis, este guia exclusivo oferece aos rolinhos (e amantes do jogo) uma visão colorida, e muitas vezes divertida, desse esporte singular.

Saiba mais:  https://cutt.ly/ePhIjGY

  • O Guia Dos Curiosos – Jogos Olimpicos – Marcelo Duarte

Neste guia totalmente atualizado, Marcelo Duarte traz curiosidades e fatos de todos os Jogos Olímpicos desde 1896 até os jogos de Pequim, em 2008: a origem das Olimpíadas, as primeiras modalidades esportivas, os heróis olímpicos, tabelas com todos os resultados, as medalhas, os pódios, todos os polêmicos casos de doping e muito mais. Histórias curiosas, engraçadas e emocionantes de heróis apaixonados pelo esporte.

Saiba mais: https://cutt.ly/HPbr42O

  • História dos esportes – Orlando Duarte

O esporte é entretenimento, lazer, recuperação, cultura, e atende muitas das necessidades vitais do ser humano. Ninguém melhor do que Orlando Duarte, jornalista esportivo de 13 mundiais de futebol, nove olimpíadas, torneios de tênis, Fórmula 1, basquetebol, pugilismo, beisebol, atletismo, voleibol etc., para contar a história dos esportes conhecidos e as curiosidades daqueles sobre os quais temos pouca ou nenhuma informação. Prêmio Clio da Academia Paulistana de História e Câmara Municipal de São Paulo – Menção Honrosa.

Saiba mais: https://cutt.ly/EPhIOvn

  • Atletas olímpicos brasileiros – Katia Rubio

Em “Atletas Olímpicos Brasileiros”, você terá a oportunidade de entender o desenrolar dos Jogos Olímpicos da Era Moderna inspirados no ideal de Pierre de Coubertin e os principais fatos históricos do século XX que acompanharam o renascimento dos Jogos Olímpicos e a transformação dessa competição no maior evento sociocultural do planeta. O livro traz como protagonista a figura do atleta e o estudo da história de vida e trajetória dos atletas olímpicos brasileiros. São reportadas 1.796 histórias (apresentadas na forma de verbetes biográficos), fruto de incontáveis horas de coleta de informações e entrevistas com os próprios atletas e, por vezes, com seus familiares e amigos.

Saiba mais em: https://cutt.ly/fPhILGy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.