13 filmes de terror para ver antes de morrer

Personagens históricos, roteiros bem elaborados e mortes sanguinárias são bons critérios para um filme de terror. Certo?

Yago Rodrigues Alvim

Como os filmes de terror nunca foram os meus favoritos, o jeito foi recorrer a alguns amigos que passam horas em frente à tevê sem sequer usar a almofada em alguma cena sanguinária ou assustadora –– algo típico da minha parte, que ainda que com os olhos tampados, dou um pulo de susto por causa dos barulhos. O estudante Pedro Rocha, a advogada Yara Nunes e o administrador Weber Balduino elegeram alguns filmes clássicos e usaram como critério a relevância para o gênero; fosse por personagens históricos como Krueger e Jason; roteiros como o de “O Exorcista”, ganhador de Oscar, e, claro, pelas mortes típicas dos filmes de terror.

O Massacre da Serra Elétrica

Divulgação

Divulgação

“Tanto o de 1974, quanto o remake de 2003 são assustadores e maravilhosos”, diz Pedro. Marco no cinema que aterroriza muitos até hoje, a história conta de um caso policial em que 33 pessoas foram assassinadas por um homem, que usava uma máscara de pele humana. Os policiais são acusados de concluírem o caso erroneamente. Assim, o único sobrevivente volta para contar o que aconteceu, de fato, na deserta estrada do Texas.

 

A Hora do Pesadelo

Divulgação

Divulgação

Melhor assisti-lo logo pela manhã, porque é difícil cair no sono e não ter mais pesadelos com Freddy Krueger. Afinal, o filme conta a história de um grupo de adolescentes que tem pesadelos horríveis, onde são atacados por Freddy. Por fim, eles descobrem que ele é um homem que molestou crianças e foi queimado vivo pela vizinhança. Para fugir de suas garras de aço e rosto queimado, o único jeito é acordar.

 

Pânico

Divulgação

Divulgação

Com diversos atores renomados, como Drew Barrymore, Neve Campbell, David Arquette e Courteney Cox, “Pânico” conta a história de Sidney Prescott –– da clássica frase “Hello, Sidney, what your favorite scary movie?”. Ela desconfia que o falecimento de sua mãe, há um ano, está relacionada com a morte de dois estudantes. Nisso, demais estudantes recebem ligações de um maníaco que faz perguntas de filmes de terror. Quem erra, morre.

 

Sexta-feira 13

Divulgação

Divulgação

Após fugir do acampamento Crystal Lake para passar uma noite romântica juntos, um casal de adolescentes é perseguido por um assassino que os mata a facadas. Depois de 21 anos, os dirigentes do acampamento decidem reabri-lo, ainda que a cidade esteja traumatizada. Aos poucos, novos assassinatos brutais são cometidos. O filme ganhou diversas continuações, remakes e até um projeto de série que conta a história do assassino Jason Voorhees.

 

Halloween

Divulgação

Divulgação

“The night he came home”, ou em livre tradução “A noite que ele veio para casa”, marca o longa “Halloween”. A história é de Michael Myers, um psicopata que matou sua própria irmã. Ele foge de seu cativeiro, 15 anos depois, e volta à sua cidade natal para dar continuidade a seus crimes. “Halloween”, o clássico de 1978, ganhou remakes e continuações.

 

Evil Dead

Divulgação

Divulgação

Pedro também ressaltou o longa. Segundo ele, “tanto o antigo, quanto as sequências e remakes são sanguinários e perfeitos”. O clássico roteiro é de um grupo de jovens que ficam ilhados e, ao vasculharem o local, encontram um livro com diversas magias diabólicas. Eles descobrem, ao fim, que uma força demoníaca se apoderou do corpo de um deles, que mata os demais.

 

O Chamado

Divulgação

Divulgação

Cinco anos após a produção do original asiático, “O Chamado” ganhou uma versão americana, estrelada por Naomi Watts. A atriz vive uma jornalista que decide investigar a morte misteriosa de sua sobrinha, que está relacionada com outras mortes e uma fita de vídeo. Após assistir o vídeo, que sentencia apenas sete dias de vida, ela corre contra o tempo para salvar sua vida e de seu filho, que também assistiu à fita.

 

O Bebê de Rosemary

Divulgação

Divulgação

De 1961, o clássico “O Bebê de Ro­semary” conta a história de um jovem casal, Rosemary e Woodhouse, que se muda para um prédio, onde coisas estranhas acontecem. A moça engravida e sofre alucinações bizarras; já o marido se envolve com os vizinhos que, envolvidos em uma seita de bruxas, querem que ela dê luz ao filho das trevas. “Assustador e perturbador, o filme tem um roteiro maravilhoso e ótimas atuações. Sem contar que é terror com suspense, na medida certa”, destaca Pedro.

 

O Exorcista

Divulgação

Divulgação

Vencedor do Oscar de 1974 de Me­lhor Roteiro Adaptado e Melhor Som e do Globo de Ouro de Melhor Filme, dentre outros, o filme é considerado um clássico do terror e um divisor de águas, no cinema. A história de possessão e exorcismo foi a primeira de uma série de quatro filmes baseados nos personagens; os demais são “O Exorcista II –– O Herege” (1977), “O Exorcista III” (1990) e “O Exorcista –– O Início” (2004).

 

Jogos Mortais

Divulgação

Divulgação

Célebre por diversas frases, como “alguns são tão ingratos por estarem vivos, mas você não, não mais” ou “a morte é uma surpresa; ao menos, é claro, que você já esteja morto por dentro”, o filme tem como personagem principal o assassino Jigsaw, que joga com suas vítimas –– para se salvar, elas tentar realizar diversas atrocidades, como se automutilarem. O filme, exibido no encerramento do Festival de Toronto, ganhou uma sequência com mais seis longas.

 

Madrugada dos Mortos

Divulgação

Divulgação

Remake do filme “O Despertar dos Mortos”, de 1981, o longa traz a típica a história de sobrevivência contra um ataque zumbi –– história em alta por The Walking Dead e Fear The Walking Dead. O longa se passa na cidade de Wisconsin, que é atacada por zumbis. A enfermeira Ana e o policial Kenneth conseguem fugir para um shopping, onde outros sobreviventes se abrigam. Porém, com a falta de energia e comida, eles têm que sair do abrigo para continuar sobrevivendo.

 

Poltergeist

Divulgação

Divulgação

De 1982, “Poltergeist –– O Fenômeno” conta a história de uma família que vive em uma casa assombrada por fantasmas. Primeiro, apenas objetos se movem e, aos poucos, a família fica mais aterrorizada, até que a caçula é sequestrada através da tela da tevê –– a clássica cena do longa. Por fim, pai e mãe procuram ajuda de uma médium para entender o fenômeno paranormal. O filme ganhou um reboot em 2015.

 

Invocação do Mal

Invocação do Mal

Divulgação

Lançado em 2013, o longa se passa nos EUA. Uma família se muda para uma casa nova, com suas cinco filhas. Diversas anormalidades os assustam, fazendo com que eles procurem ajuda de um casal de investigadores paranormais, que ignoram o caso. Depois de um tempo, o casal visita a casa e percebe a presença de uma entidade demoníaca, que há tempos vivia ali. l

Uma resposta para “13 filmes de terror para ver antes de morrer”

  1. Avatar GABRIEL FAGUNDES disse:

    VOCÊ REALMENTE TEM RAZÃO! OBRIGADO PELA LISTA !!! ENTRA EM CONTATO COMIGO, GOSTO DE DEBATER SOBRE ESSES FILMES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.