As 10 melhores atrizes do teatro brasileiro

No Brasil, oficialmente se comemora o dia do ator em de 19 de agosto

Thiago Santana e Yago Rodrigues Alvim

“Formei-me em Cênicas e na bebida busco esquecer”

A citação acima nada mais é que um trocadilho com uma frase de Luis Fernando Veríssimo. No romance “Os Espiões”, ele escreve “Formei-me em Letras e na bebida busco esquecer”. É que no dia 19 de agosto se comemora no Brasil, oficialmente, o Dia do Ator.

Como bom filho do Centro Educacional em Artes Basileu França, da área de Artes Dramáticas, e ainda jornalista, nada melhor que o gancho para relembrar alguns artistas brasileiros. Uma amiga mesmo do teatro, Amanda Constantino, que cursa Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (UFG), relembrou em sua página da rede social Facebook a frase de Plínio Marques “Amo os atores e por eles amo o teatro e sei que é por eles que o teatro é eterno”.

Pelo dia e eternidade do teatro, conversei com o professor e também ator Thiago Santana (Teatro Destinatário e Corpo Cênico) para relembrar grandes nomes do teatro brasileiro. Vale dizer que é uma lista, com todos os seus pormenores e, por isso, passível de críticas, opiniões.

Bibi Ferreira
Filha de Procópio Ferreira e Aída Izquierdo, Bibi só de lembrar dá vontade de escutar Chico, pois, para o coração, qualquer desatenção é mesmo a Gota D’Água.

Dira Paes
Atriz e também filósofa, Dira Paes tem inúmeros trabalhos na tevê e nos cinemas. Seu primeiro personagem nas telonas foi em 1986, em “Carne de Sol”.

Laura Cardoso
Como não lembrar de Laura Cardoso? Desde a década de 1950 em telenovelas, Laura também é uma grande atriz brasileira dos teatros e cinemas.

Cici Pinheiro
Atriz e diretora, Cici Pinheiro é um dos grandes nomes do teatro goiano. A atriz dá nome ao Teatro de Bolso do Complexo das Artes, em Goiânia.

Fernanda Montenegro
Da carioca Arlette Pinheiro Esteves Torres ou, melhor, de Fernanda Montenegro nem é preciso falar muito. Basta dizer que é considerada dos palcos e dramaturgia do Brasil. Ela já foi indicada ao Oscar pelo filme “Central do Brasil”.

Eva Wilma
Com inúmeros prêmios de melhor atriz, Eva Wilma tem trabalhos na tevê, cinema e teatro desde a década de 1950.

Rosi Campos
Além de diversos trabalhos em tevê e cinema, Rosi Campos já participou de muitos grupos de teatro. Pelo Grupo Grafitti, ficou três anos em cartaz com a peça “Você vai ver o que você vai ver”.

Adriana Brito
Também professora de teatro, a integrante do grupo Nu Escuro, Adriana Brito, é um dos grandes nomes do teatro goiano.

Inês Peixoto
A atriz integra o incrível Grupo Galpão de teatro. Desde a década de 1980, ela tem trabalhos nos palcos. Na tevê, participou da minissérie “Hoje é dia de Maria”.

Tônia Carrero
Por fim, a inesquecível Tônia Carrero, que desde a década de 1940 está nos palcos. Aos 92 anos de idade, a atriz ficou anos sem ser vista pelo público.

6 respostas para “As 10 melhores atrizes do teatro brasileiro”

  1. Avatar Rodrigo Ednilson disse:

    Grandiosas!!! Não desmerecendo as demais, entretanto, dou destaque à maravilhosa, brilhante, sensacional , monstruosa… Laura Cardoso!!! Quão maravilhosa é Laura Cardoso!!! Demais!!! <3 <3 <3 <3

  2. Avatar m disse:

    Esqueceram de Cacilda Becker, Cleide Yaconis e Marília Pera.

  3. Avatar Vinicius Santana disse:

    Faltou Marília Pera

  4. Avatar joão disse:

    Não aparecem na lista as duas maiores dos últimos 50 anos; Cacilda Becker e Cleyde Yaconnis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.