Neto Brazil: o goiano que criou a única rádio 100% brasileira no Reino Unido

25 agosto 2025 às 09h35

COMPARTILHAR
Aos 14 anos, Nolberto Neto Alves, popularmente conhecido como Neto Brazil, iniciou um percurso, fora do país, que iria mudar a sua vida. Alguns anos mais tarde, nasceu a Rádio Mais Brazil, uma das emissoras brasileiras mais conhecidas do lado de fora da pátria mãe. O Jornal Opção entrevistou o radialista para entender a história e o trabalho do comunicador que possui raízes puramente goianas.
Berço púrpuro
Neto de Nolberto Alves e sobrinho de Giovani Alves — grandes figuras comunitárias da Capital —, Nolberto saiu do ventre de uma família repleta de expoentes tanto na comunicação como no atendimento ao público. “Desde cedo aprendi, dentro de casa, a ser comunicador. Sempre busquei melhorar a forma de falar, ser menos prolixo, e isso veio principalmente da convivência com meu avô, que tem voz de locutor e se expressa muito bem. Com ele, aprendi também o caminho da política.”
Advindo com este tato para as pessoas, Neto o utilizou anos mais tarde, quando foi estudar no Reino Unido pela primeira vez em 2003, aos 14 anos, seguindo a mãe que morava no País desde 2000. Naquela época, foi estudar na Cranbourne School (Escola de Cranbourne, em português) na pequena cidade de Basingstoke, há poucas horas de Londres. “Eu estava preocupado em falar inglês para fazer amizade rápido, porque eu não me dava bem com a língua inglesa.”
Desde lá, teve um breve retorno ao Brasil onde empreendeu em uma pequena loja de games no Setor Marista, contudo, se encontrou novamente em destino à Inglaterra em 2007, aos 18 anos, desta vez para morar definitivamente. Em seguida, ingressa em jornalismo na Universidade de Solent, em Southampton, no Sul da Inglaterra.
Início da caminhada
Contudo, antes mesmo de ingressar na universidade, Neto atuava como jornalista comunitário, com o objetivo de dar visibilidade às histórias dos muitos brasileiros que viviam na cidade. “Eu tinha um canal no YouTube e ia com microfone em eventos da comunidade brasileira no exterior para cobrir. Eu fazia cobertura de revistas, de jornais, consulado, embaixada”, explica. “Basicamente eu era o repórter que trazia sobre tudo da comunidade brasileira, porque isso não existia há 10 anos.”
Segundo Neto, a comunidade brasileira na Inglaterra era composta majoritariamente por goianos, sobretudo na região de Londres, devido a isso, o povo goiano foi vítima de preconceito pelos crimes de uma pequena minoria que estava no País. “Alguns goianos malandros saíram daqui para cometer crimes lá [na Inglaterra], fizeram muita coisa errada e ficou com essa fama que o goiano não presta. … Mas você não pode generalizar.”
A partir disso, assume a missão de combater essa percepção vista como injusta e “levar a bandeira de Goiás para frente”. Após uma longa caminhada, descrita de muita “coragem” e “batalha” à equipe de reportagem, em 2021, Neto funda a Rádio Mais Brazil. Desde então, trabalha para mostrar que o goiano “é honesto, transparente, trabalhador e, acima de tudo, é inteligentíssimo”. Ainda destaca que “os goianos estão brilhando” como empreendedores que fazem a diferença tanto para a comunidade brasileira quanto para a britânica.
Desde então, a emissora é a única rádio brasileira 100% registrada pelo governo britânico e é de maior destaque na Europa. A rádio é composta majoritariamente no formato digital, mas possui transmissão FM no Sul da Inglaterra e têm o objetivo de transitar para o formato DAB (Transmissão de áudio digital, em português).
Atualmente, a rádio conta com 44 colaboradores e prêmios internacionais, incluindo o Top of Mind International em Londres (por três vezes), Guia Londres Awards, um prêmio de destaque internacional em Dubai, Emirados Árabes, em Lisboa, Portugal, e um prêmio de imprensa na França.
Além disso, possui entrevistas de peso, como o ex-presidente da República, Michel Temer, o ex-governador de São Paulo, João Dória, além de políticos britânicos. “A história da rádio, ela se confunde muito com uma de superação. Por quê? Eu montei a rádio sozinho com a cara e a coragem, foi uma missão que assumi de que ‘eu vou montar uma rádio’. … E foi um marco histórico na comunidade brasileira.”
Leia também: Conheça a ferramenta que armazena e mostra os detalhes de toda a sua vida financeira