Segundo um levantamento da Loggi, divulgado nesta sexta-feira, 8, Goiás teve uma taxa de 167% no envio de pacotes no segundo trimestre de 2025, que posiciona o Estado em terceiro lugar no país, em índice de crescimento. Os dados apontam que os envios envolvem pequenos, médios e grandes negócios. Entre os produtos mais comercializados no período na região Centro-Oeste do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), serviços financeiros (2º), cosméticos e perfumaria (3º), eletrônicos e informática (4º) e itens de livrarias (5º).

A sondagem mostra que as datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também foram impulsionadores do avanço das vendas e entregas em todo o país, representando 32% dos volumes de todo o trimestre. Esse levantamento faz parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, realizado pela Loggi que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no segundo trimestre de 2025 no Brasil.

Entre os primeiros colocados estão os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com aumentos de 275% e 175% na emissão de pacotes, respectivamente, seguidos por Goiás (167%), Espírito Santo (124%) e Minas Gerais (45%).

Além disso, Goiás destacou-se como o sétimo estado com maior quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com o levantamento, os empreendedores vêm se posicionando estrategicamente no mercado brasileiro — não apenas pela presença em diversas localidades do país, mas também pelo aumento no volume de envios, pelo valor agregado de suas mercadorias e pela adoção de modelos logísticos mais flexíveis, acessíveis e eficientes.

O levantamento

O Mapa da Logística é uma iniciativa da Loggi lançada em 2025, que a cada trimestre reúne dados locais e nacionais sobre envios e entregas. O levantamento destaca categorias de produtos em crescimento, oferece insights estratégicos e se consolida como referência para empresas de todos os portes, especialmente pequenos e médios empreendedores que vendem online e buscam se conectar com novos mercados em expansão para impulsionar suas vendas.

Os dados são obtidos a partir de envios realizados por negócios de diferentes tamanhos, desde quem despacha dezenas de pacotes por dia até quem envia milhares, abrangendo todas as regiões do Brasil. Nesta segunda edição, foram analisadas as movimentações logísticas do país no segundo trimestre de 2025, com base em mais de 16 milhões de pacotes enviados para mais de 5 mil municípios nas cinco regiões brasileiras, por uma base de 21 mil empresas atuantes em diversos segmentos e localidades.

Leia também:

Aeródromo executivo em Goianápolis movimenta o cenário empresarial em Goiás