A Ucrânia perdeu o seu primeiro caça americano F-16 na guerra contra a Rússia durante a última semana. Como resposta, o presidente Volodymyr Zelensky demitiu na sexta-feira, 30, o chefe da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk. No lugar dele, o tenente coronel Anatoliy Kryvonozhka foi apontado como o substituto.

No início da última semana, o caça F-16 pilotado pelo tenente coronel Oleksiy Mes caiu durante um ataque aéreo da Rússia na última semana. O piloto morreu no acidente. Ele havia sido um dos primeiros do programa de transição do caça soviético MiG-29 para a aeronave americana.

Ainda não há muitas informações sobre a queda, relatórios iniciais indicam que o acidente não foi causado por fogo inimigo. Segundo fonte do The Wall Street Journal, o acidente provavelmente foi causado por erro do piloto. Lembrando que os pilotos ucranianos tiveram pouco tempo treino no modelo americano.

A Ucrânia também analisa a possibilidade da aeronave ter sido abatida pelos próprios ucranianos. Uma hipótese é de que um míssil antiaéreo disparado por um sistema Patriot possa ter atingido o F-16.