O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou o encontro no domingo, 26, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Malásia, para parabenizá-lo pelo aniversário. O chefe de Estado brasileiro completou 80 anos nesta segunda-feira, 27, e Trump também aproveitou para elogiar Lula.

Em entrevista coletiva a jornalistas a bordo do avião presidencial, Trump disse que Lula é “um cara muito vigoroso” e destacou que ficou impressionado com o presidente brasileiro. “Muito bom, tivemos um bom encontro, mas vamos ver o que acontece. Eles (Brasil) querem fazer um acordo. Vamos ver. Neste momento eles estão pagando uma tarifa de 50%, mas nós tivemos um grande encontro”, afirmou.

O encontro entre os dois ocorreu durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, e teve repercussão positiva. Segundo a BBC Brasil, analistas apontam que há uma aproximação simbólica entre eles, embora não haja alterações imediatas em questões comerciais, como as tarifas americanas sobre produtos brasileiros.

Na ocasião, o chamado “tarifaço” de Trump impôs tarifas comerciais elevadas pelos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil. A medida foi inicialmente vista como uma retaliação a ações do governo brasileiro consideradas prejudiciais aos interesses americanos. As tarifas foram fixadas em 50% sobre todos os produtos exportados do Brasil para os EUA, com vigência a partir de 1º de agosto.

Leia também: Lula diz a Trump que Bolsonaro “faz parte do passado” e defende julgamento do ex-presidente