Tremor de magnitude 7.3 atinge costa de Vanuatu, no Pacífico
![](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/litespeed/avatar/3dbb33db63269e37ca2b4c1f66ad36f7.jpg?ver=1736625845)
17 dezembro 2024 às 07h47
![](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2024/12/terremoto_11zon.jpg)
COMPARTILHAR
Um tremor de magnitude 7,3 atingiu nas últimas horas a costa de Vanuatu, no Pacífico, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O abalo ocorreu a uma profundidade de 57 quilômetros, perto de Porto Vila, capital da nação insular, e foi seguido de uma réplica de magnitude 5,5 no mesmo local.Ainda não há maiores informações sobre danos.
Os portais online do governo local foram afetados pelo terremoto.O Serviço Geológico alertou para a possibilidade de ondas de tsunami em algumas áreas costeiras de Vanuatu, um grupo de 80 ilhas.
Uma testemunha relatou a existência de mortos em Porto Vila, em consequência do sismo que provocou a queda de pontes, o deslizamento de terra e danos em edifícios.
O edifício que abriga as embaixadas de França e dos Estados Unidos desabou, disse à agência de notícias France-Presse o morador Michael Thompson, depois de ter publicado imagens dos danos nas redes sociais.
“Foram observadas ondas de tsunami”, indicou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC).
Inicialmente, o PTWC temia a chegada de ondas de até um metro de altura ao longo de algumas áreas costeiras de Vanuatu, mas acabou por suspender o alerta.Os sismos são comuns em Vanuatu, um grupo de 80 ilhas onde vivem cerca de 300 mil pessoas e que se situa no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, zona de intensa atividade sísmica e vulcânica que se estende do Sudeste Asiático à bacia do Pacífico.
Vanuatu está classificado entre os países mais vulneráveis a catástrofes naturais, como sismos, tempestades, inundações e tsunamis, de acordo com o relatório anual Global Risks Report.
EUA fecham embaixada
“A embaixada dos Estados Unidos em Porto Vila sofreu danos consideráveis e está fechada até nova ordem”, escreveu a missão diplomática em mensagem divulgada na rede social X.
Na mesma nota, a embaixada aconselhou os cidadãos norte-americanos em Vanuatu a entrar em contato com a representação diplomática dos Estados Unidos na Papua-Nova Guiné “se precisarem de assistência”.