Terremoto na Indonésia deixa pelo menos 46 mortos
21 novembro 2022 às 07h36
COMPARTILHAR
Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu a região de Cianjur, na província indonésia de Java Ocidental, na manhã desta segunda-feira, 21. Segundo autoridades locais, ao menos 40 pessoas morreram e 700 ficaram feridas, além ainda centenas de desaparecidos. Também foram destruídos, total ou parcialmente, dezenas de casas, prédios e serviços de infraestrutura.
“Muitas pessoas também sofreram fraturas porque ficaram presas nos destroços dos edifícios”, afirmou o chefe de administração de Cianjur, Herman Suherman, ao canal Metro TV. “Isso é de um hospital, há quatro hospitais em Cianjur”.
A província de Java Ocidental, com quase 50 milhões de habitantes, é a mais populosa da Indonésia.
De acordo com dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que acompanha a atividade sísmica mundial, o terremoto foi registrado às 13:21 (hora local), com epicentro a 16,7 km da cidade de Cianjur.
Além dos danos no local, o terremoto também atingiu residências e construtores ao redor de Cianjur.
A Indonésia, com cerca de 275 milhões de habitantes, fica no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica na qual são registrados cerca de 7 mil terremotos a cada ano, a maioria moderada.
Em fevereiro deste ano, um tremor de magnitude 6,2 matou pelo menos 25 pessoas e feriu mais de 460 na província de Sumatra Ocidental.