A queda de um sistema de segurança da Administração Federal de Aviação (FAA, sigla em inglês) deixou nesta quarta-feira, 11, todos os aviões em solo nos Estados Unidos. Segundo a agência reguladora, todos os voos domésticos e internacionais que deveriam decolar pela manhã foram suspensos até que o problema seja resolvido. Apenas aeronaves militares ou de emergência estão autorizadas a decolar no momento. 

De acordo com a FAA, o sistema com problema é o “Notice to Air Missions” (NOTAMs), conhecido por providenciar mensagens divulgando restrições e alterações que possam impactar operações aéreas. Por exemplo, ele alerta os pilotos se houver o fechamento de um espaço aéreo em alguma região ou se a pista de algum aeroporto foi interditada.

A agência ainda informou que está trabalhando para restabelecer o funcionamento do sistema inoperante. “Estamos realizando checagens finais de performance e recarregando os sistemas agora. Vamos fornecer atualizações frequentes a respeito do progresso realizado”, afirmou em comunicado divulgado por meio do Twitter.

Segundo o FlightRadar24, centenas de voos estão atrasados e dezenas foram cancelados até o momento no país. Fora que a situação ainda afeta aeroportos internacionais que possuem voos agendados para os EUA nesta manhã.