Partidos de direita conseguem maioria para redigir nova constituição no Chile

08 maio 2023 às 08h35

COMPARTILHAR
Os partidos de direita do Chile conseguiram a maioria dos votos neste domingo, 7, para eleger conselheiros responsáveis por redigir uma nova constituição. O Partido Republicano, liderado pelo ex-presidenciável Jose Antonio Kast, recebeu quase 35% dos votos, enquanto a coalizão de esquerda do atual presidente Gabriel Boric conseguiu 29%. Ao todo, o Conselho Constitucional responsável pela redação da nova constituição terá 50 assentos.
Os conselheiros constitucionais eleitos começarão a redigir uma nova constituição em junho, seguindo um projeto compilado por 24 especialistas constitucionais. Após finalizada, o texto será aprovado ou rejeitado pelos eleitores chilenos em dezembro.
A primeira tentativa de reescrita constitucional, considerada uma das mais progressistas do mundo, não foi rejeitada por quase 62% dos eleitores. Uma das maiores derrotas políticas de Boric, desde que assumiu o comando do país em 2022. Por isso, ele optou em se distanciar do processo, mas prometeu apoiá-lo.
“O governo não se intrometerá no processo e respeitará a autonomia da entidade em suas deliberações”, disse Boric, após a votação dos conselheiros. “Quero convidar o Partido Republicano, que conquistou uma maioria inquestionável, a não cometer os mesmos erros que cometemos. Este processo não pode ser sobre vinganças, mas colocar o Chile em primeiro lugar”, completou.
Por outro lado, durante o discurso da vitória, Kast comemorou triunfo e destacou a importância da escrita da nova constituição. “Derrotamos um governo falido, hoje é o primeiro dia de um futuro melhor, um novo começo para o Chile”, afirmou o líder do Partido Republicano.