Uma delegação de parlamentares dos Estados Unidos chegou a Taiwan neste domingo, 14, para uma visita de dois dias. Esse é o segundo grupo de alto nível que viaja à ilha em meio a tensões militares com a China.

A delegação de cinco membros, liderada pelo senador democrata Ed Markey, do Estado de Massachusetts, vai se reunir com líderes de Taiwan para discutir as relações com a ilha. Entre os assuntos, estão segurança regional, comércio e investimentos.

“A delegação se reunirá com altos cargos de Taiwan para abordar as relações entre Estados Unidos e Taiwan, a segurança regional, o comércio, o investimento, as cadeias globais de abastecimento, a crise climática e outros assuntos relevantes de interesse mútuo”, informou o Instituto Americano.

Neste domingo, a China realizou novos exercícios militares ao redor da ilha. O governo chinês reivindica o território de Taiwan e quer expressar indignação com a visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, no começo do mês. A visita foi pivô de uma das maiores crises recentes entre o governo americano e o país asiático.

Visita de Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visitou Taiwan no dia 2 de agosto, e acabou acirrando as tensões entre Estados Unidos e China.

Em meio à pressão de Pequim, a presidente da Câmara teve um encontro com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, em Taipei. No encontro, Pelosi disse que a delegação americana foi à ilha para deixar claro que os Estados Unidos não vão abandonar o compromisso com seus aliados que, segundo ela, têm direito à liberdade com segurança.

A presidente taiwanesa agradeceu o apoio americano e afirmou que a ilha fará o que for preciso para fortalecer a capacidade de autodefesa.

* Com informações do site de notícias da Band e da agência de notícias EFE