Papa Francisco fala sobre a possibilidade de renunciar
16 março 2024 às 09h31
COMPARTILHAR
Em um novo livro cujos trechos foram divulgados pelo jornal italiano Corriere della Sera, nesta quinta-feira, 14, o Papa Francisco garantiu que não tem intenção de renunciar, mesmo com a idade avançada. Aos 87 anos, ele garantiu que tem saúde suficiente para liderar a Igreja Católica.
“Esta é uma hipótese distante, porque não tenho razões suficientemente sérias para me fazer pensar em desistir”, declarou o Papa Francisco no livro. A obra “Life: My Story Through History”, que conta a história do Pontífice será lançada na próxima terça-feira, 19, em italiano e inglês.
Apesar de ser considerado cada vez mais frágil nos últimos anos, com uso de cadeira de rodas ou de uma bengala para se movimentar, além de episódios de bronquite ou resfriados, Francisco reiterou que está em boa saúde. Ele garante que ainda há muitos projetos para realizar e consideraria a renúncia apenas em caso de “grave impedimento físico”.
O antecessor de Francisco, Bento XVI, foi o último papa a renunciar, há cerca de 600 anos, citando os problemas causados pela velhice. Ele renunciou em fevereiro de 2013, aos 85 anos, e viveu mais 10 anos aproximadamente, falecendo aos 95 anos.