Em algum momento da última década, o núcleo da Terra parou de girar, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira, 23, pela revista científica britânica Nature. Repetindo: isso ocorreu nos últimos dez anos, em 2009, não há milhões ou milhares de anos, durante a formação do planeta. Só que nada parece ter mudado em nossas e o dia a dia continua o mesmo.

Surpreendente, não? Sismólogos da Universidade de Pequim também ficaram surpresos com a descoberta. Entretanto, segundo o estudo, o fenômeno que ocorre há 5 mil quilômetros da superfície terrestre não parece trazer consequências significativas. Pelo menos por agora, os cientistas ainda pretendem analisar mais sobre a situação.

Além de parar completamente, o núcleo da Terra também poderá realizar o movimento para o lado oposto. Ou seja, a situação é um ciclo basicamente, segundo pesquisadores chineses. Um processo que ocorreu também em 1970 e que acontecerá a cada 35 anos aproximadamente. O próximo está previsto para a década de 1940.

Ainda não se sabe sobre os efeitos que essas mudanças causam. Alguns cientistas alegam que esse efeito alteraria a duração dos dias e influenciaria no clima. Todavia, tudo ainda precisa ser mais bem estudado e pesquisado.