Novo ataque da Rússia deixa dois mortos e 14 feridos na Ucrânia

12 julho 2025 às 08h51

COMPARTILHAR
Uma nova onda de ataques da Rússia contra a Ucrânia deixou dois mortos e 14 feridos na madrugada deste sábado, 12, na região noroeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Romênia. Essa nova leva de ataques vem enquanto o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou que o país poderia diminuir o fornecimento de armas para a Ucrânia.
Ao todo, foram usados 597 drones e 26 mísseis nas cidades do interior ucraniano, segundo o presidente do país, Volodymyr Zelensky, no Telegram. As cidades mais afetadas foram os municípios de Chernivtsi, Lviv e Lutsk. Além disso, outras regiões também sofreram com os ataques, mas em menor escala.
Queda de braço
Os ataques desta última semana são considerados um dos ataques mais massivos da Rússia desde o início da Guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022, e vêm em um momento em que o Republicano lança dúvidas sobre o fornecimento de materiais de segurança ao país do leste-europeu.
Sobre isso, Trump teria anunciado um “posicionamento importante” sobre a guerra, contudo, o governo da Rússia ainda aguarda o anúncio oficial do republicano. Nesta última terça-feira, 8, o gestor dos EUA afirmou que estava “decepcionado” com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por não ter terminado o conflito.
No mesmo dia, Putin teria afirmado a Trump, em uma conversa por telefone, que não abandonaria os “objetivos iniciais” no território ucraniano. Na mesma medida, o assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, afirma que a Rússia não iria parar até a eliminação das causas que levaram ao conflito.
Leia também:
Goiás conquista 2º lugar nacional em alfabetização infantil e supera meta do MEC
Governo substitui cartões do programa Mães de Goiás em Aparecida