Circula pela internet uma notícia que afirma que engenheiros da Disney estariam projetando a primeira montanha-russa do mundo com carrinho que salta dos trilhos e voa pelo ar. Segundo a informação, a patente da ideia já teria sido registrada, apesar do conceito ainda estar em fase inicial. A notícia, no entanto, é falsa.

A informação foi postada inicialmente no portal The Mouse Trap, que se identifica como “o melhor site de sátira do mundo”. O site é conhecido por criar histórias falsas sobre os parques da Disney, com a intenção de fazer humor e críticas ligadas ao departamento da empresa.

Além da notícia sobre a montanha-russa falsa, existem textos alegando que os pássaros vistos nos parques não seriam reais ou que clientes seriam pagos para ficar em filas ou cometendo outros absurdos, como tentando entrar no parque escondendo micro-ondas ou se colocando no assento de outra atração.

Apesar da informação de uma possível montanha-russa voadora ter dividido opiniões, assustando ou empolgando entusiastas na internet, até o momento ela não passa de mentira.

Fake News

Segundo o texto do Mouse Trap, o design da atração teria sido criado pela Walt Disney Imagineering (WDI), setor da empresa responsável por dar vida a ideias criativas e inovadoras.

Apesar de reconhecerem a possibilidade, os engenheiros teriam afirmado a necessidade de cálculos com uma precisão ainda maior do que o usual para garantir o funcionamento e segurança da atração.

Um falso engenheiro ainda teria relatado que “para fazer a montanha-russa pular, é preciso manter a precisão de velocidade a cada segundo”, o que acarretaria riscos para a atração, por conta da influência de fatores como clima, umidade ou mesmo o número de pessoas na montanha-russa