Lula deve chegar ao Brasil na manhã desta quarta, 2, após pane no avião em que viajava
02 outubro 2024 às 08h19
COMPARTILHAR
A aeronave onde o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estava apresentou pane após decolagem, no Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles, na cidade do México. Foi preciso realizar voos circulares durante quase cinco horas a fim de queimar combustível suficiente para deixar a aeronave em peso seguro para o pouso. O petista estava em uma aeronave VC-1 e foi solicitada uma equipe dos bombeiros para receber a tripulação na pista de pouso. Lula e sua comitiva embarcaram em uma aeronave reserva da presidência e, agora, viajam de volta ao Brasil.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, através de nota, que houve um “problema técnico após a decolagem”, sem mais especificações. “Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem”, diz trecho da nota.
Leia também: Aviões turboélices são essenciais para a aviação brasileira, diz especialista
Piloto realiza pouso forçado em milharal e é preso após perseguição em Rio Verde
Além do presidente, outras 15 pessoas estavam na aeronave. Todos embarcaram com Lula na aeronave rumo ao Brasil. O avião reserva da presidência decolou da Cidade do México às 23h30, horário de Brasília. A expectativa é de que a comitiva brasileira faça uma escala no Panamá e chegue ao Brasil às 10h30 da manhã desta quarta-feira, 2. Lula estava na Cidade do México para participar da posse da presidente recém eleita Claudia Sheinbaum.
Entre os ocupantes da aeronave estavam: o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
A manobra
Queimar combustível antes de pousar é uma manobra relativamente comum quando se apresenta problemas logo na decolagem. No momento em que a aeronave sai do chão, normalmente, ela possui peso acima do recomendado, e durante o voo se espera que a queima de combustível diminua o peso do avião. Pousar com o peso acima do permitido aumenta riscos de acidente, portanto é importante queimar combustível antes de realizar o pouso em casos de problemas após a decolagem.
Leia a nota da FAB
Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília.