O Reino Unido anunciou que a ministra das Relações Exteriores do Reino Unido e da Mulher, Elizabeth “Liz” Truss, será a próxima primeira-ministra da nação. A decisão saiu nesta segunda-feira, 05, depois que ela venceu o Chanceler do Tesouro Rishi Sunak durante a última fase da eleição interna do Partido Conservador. Com 57,4%, a sucessora de Boris Johnson foi eleita como nova chefe do partido e também irá liderar o país.

Após ser anunciada como a próxima primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss subiu ao palco do evento mobilizado pelo Partido Conservador para poder realizar um discurso.

“Agradeço por depositarem sua fé em mim para liderar nosso grande Partido Conservador, o maior partido político da Terra”, disse a nova chefe de Estado, que também aproveitou para demonstrar gratidão ao ex-premiê Boris Johnson. “Você conseguiu o Brexit, esmagou Jeremy Corbyn (liderança do Partido Trabalhista), lançou a vacina e ainda enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kyiv a Carlisle”, completou.

Truss será a terceira primeira-ministra da história do Reino Unido, além de Theresa May (2016 a 2019) e Margaret Thatcher (1979 a 1990), ambas do Partido Conservador.