A vice-presidente dos Estados Unidos e pré-candidata, Kamala Harris, escolheu o governador Tim Walz, de Minnesota, para compor a chapa na disputa contra Donald Trump. Ex-educador, Walz está atualmente em seu segundo mandato como governador de Minnesota e preside a Associação de Governadores Democratas. O nome de Walz foi confirmado pela própria Kamala Harris nesta terça-feira, 6.

LEIA TAMBÉM

Entenda por que é relevante ter Kamala Harris, negra e mulher, na Presidência dos EUA

Brasileiros, americanos e especialistas analisam participação de Kamala Harris na disputa eleitoral dos Estados Unidos

Anteriormente, ele serviu 12 anos no Congresso, representando um distrito rural de tendência conservadora que, antes e depois de seu mandato, foi dominado principalmente por republicanos. A seleção coroa a curta, mas rápida ascensão do democrata do Centro-Oeste dos EUA – de um patamar de relativamente desconhecido para um dos principais nomes do partido para atacar Donald Trump e a agenda trumpista. 

Kamala informou Walz por meio de uma videochamada. Espera-se que eles apareçam juntos em seu primeiro comício conjunto ainda hoje na Filadélfia. Segundo a imprensa norte-americana, Kamala declarou que eles são os azarões na corrida presidencial de 2024, mas que estão confiantes de que juntos têm uma mensagem vencedora sobre redução de custos para a classe média e proteção da liberdade.

Em uma mensagem de texto aos apoiadores, Kamala disse que estava “satisfeita em compartilhar” que havia escolhido o governador de Minnesota para se juntar à campanha democrata como seu companheiro de chapa.

“Tim é um líder testado em batalhas que tem um histórico incrível de fazer as coisas pelas famílias de Minnesota. Sei que ele trará essa mesma liderança de princípios para nossa campanha e para o gabinete do vice-presidente”, disse ela.

Harris também usou a mensagem para pedir aos apoiadores que apoiassem a campanha. “Agora, você poderia contribuir com US$ 20 para dar as boas-vindas a Tim em nossa chapa? Estamos contando com seu apoio imediato para derrotar Donald Trump e JD Vance”, ela disse.

“Significa muito para mim, para Tim e para nossas famílias ter você ao nosso lado”, acrescentou o candidato presidencial democrata.