Kamala Harris abre vantagem sobre Trump, porém ambos seguem em empate técnico
25 agosto 2024 às 15h35
COMPARTILHAR
Kamala Harris aparece ligeiramente à frente de Donald Trump, nas pesquisas eleitorais desta semana. Esse cenário indica que a vice-presidente ganhou força como uma escolha viável para os eleitores desde a oficialização de seu nome na corrida à Casa Branca, demonstrando apoio suficiente para competir com Trump nas urnas.
Vale destacar que, nos Estados Unidos, o processo de eleição do presidente e vice-presidente não é decidido diretamente pelo voto popular. Em vez disso, os eleitores escolhem representantes do Colégio Eleitoral de seus estados. Para vencer, um candidato precisa conquistar pelo menos 270 dos 538 delegados, sendo que o número de delegados é proporcional à população e ao número de parlamentares de cada estado. Portanto, ganhar a maioria dos votos populares não garante necessariamente a vitória.
Leia também: Kamala Harris: de filha de migrantes à candidata mais forte à Casa Branca
Várias pesquisas têm mostrado um aumento na popularidade de Kamala Harris, a atual vice-presidente e candidata democrata à presidência da maior economia do mundo. Acompanhe alguns levantamentos:
Outward Intelligence
A candidata democrata tem uma vantagem de quase 6 pontos percentuais, com 49,5% das intenções de voto, enquanto Donald Trump conta com 43,6%. Em um possível segundo turno entre os dois, Kamala alcança 52% das intenções, enquanto Trump fica com 48%. A pesquisa entrevistou 1.867 eleitores entre 18 e 22 de agosto e tem uma margem de erro de 2,3 pontos percentuais.
A economia é a maior preocupação dos eleitores, com 67% dos entrevistados citando a situação econômica dos EUA como sua principal inquietação. Outras preocupações significativas incluem imigração (57%), programas sociais (57%), a democracia (56%) e o acesso à saúde (54%).
Robert Kennedy Jr., que retirou oficialmente sua candidatura neste fim de semana, tinha 5,2% das intenções de voto. Ele era o terceiro colocado entre os candidatos independentes, enquanto outros candidatos, como Cornel West, Jill Stein e Chase Oliver, obtiveram menos de 1% das intenções.
Morning Consult
Kamala Harris registra 48% das intenções de voto, enquanto Donald Trump aparece com 44%. A pesquisa foi conduzida com 11.501 participantes entre os dias 16 e 18 de agosto, antes da Convenção Nacional Democrata, e possui uma margem de erro de apenas um ponto percentual.
A pesquisa também revela que a democrata Kamala Harris é a preferida entre negros e jovens. Ela conta com 72% das intenções de voto entre eleitores negros e 50% entre aqueles com idades entre 18 e 34 anos. Em contrapartida, Donald Trump obteve 21% do apoio entre negros e 40% entre os jovens.
De acordo com a Morning Consult, 50% dos eleitores apoiam Kamala Harris, enquanto 45% são contrários a ela. Essa é a maior taxa de aprovação para a candidata desde o início da campanha. Em contraste, a aprovação de Donald Trump é negativa por cinco pontos percentuais.
Big Village
Entre os eleitores que planejam votar, 46,2% preferem Kamala Harris, enquanto 41,6% apoiam Donald Trump. Os dados indicam estabilidade para Kamala em comparação com as duas pesquisas anteriores, mas uma queda de quatro pontos percentuais na intenção de voto para o candidato republicano. A pesquisa entrevistou 2.022 pessoas entre 14 e 18 de agosto, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.
Além disso, o levantamento revela que 45,9% dos entrevistados consideram o Projeto 2025 (pacote de medidas de extrema direita que visa reformular o governo americano e aumentar o poder de Trump) prejudicial para os Estados Unidos, caso o republicano vença as eleições.
YouGov/The Economist
Kamala Harris lidera, mas com uma diferença virtualmente empatada. A candidata democrata tem 46% das intenções de voto, enquanto Donald Trump registra 43%. A pesquisa foi realizada entre 17 e 20 de agosto, com 1.371 participantes, e apresenta uma margem de erro de 3,3 pontos percentuais.
Além disso, 63% dos americanos acreditam que os EUA estão indo na direção errada, com mais da metade dos entrevistados considerando que o país está em uma situação desfavorável. As maiores taxas dessa percepção estão entre brancos (67%) e americanos com renda anual de até 100.000 dólares, que representam as classes média e baixa (67%).
No levantamento, 70% dos entrevistados afirmam estar entusiasmados para votar na eleição presidencial. Os eleitores mais motivados são os idosos (81%, com 52% muito entusiasmados) e as pessoas de classe alta (78%, com 43% muito entusiasmados). Em contrapartida, os jovens são os menos entusiasmados (61%, com apenas 18% muito animados).
RMG Research/ Napolitan Institute
Os candidatos estão tecnicamente empatados, com Kamala Harris registrando 48% das intenções de voto e Donald Trump alcançando 46%. A pesquisa, realizada entre 19 e 22 de agosto, entrevistou 2.404 pessoas e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.
Trump tem a maioria dos votos entre brancos, moradores de áreas rurais e pessoas com menos escolaridade. Em contraste, Kamala Harris lidera entre mulheres, eleitores negros e hispânicos, residentes de áreas urbanas, pessoas com pós-graduação e aqueles que ganham mais de 75 mil dólares por ano.
The Bullfinch Group
A atual vice-presidente tem 47% das intenções de voto, enquanto Donald Trump registra 39%. Apenas 6% dos entrevistados estão indecisos, e 8% preferiram escolher outros candidatos. A pesquisa foi realizada com 1.000 eleitores entre 19 e 21 de agosto, com uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
A rejeição ao governo de Joe Biden e ao Congresso está alta. Do total dos entrevistados, 54% desaprovam a administração de Biden, e 60% são críticos do desempenho do Congresso americano. Além da eleição presidencial, também estão em jogo as eleições para senadores e deputados este ano.