Aos 19 anos, o americano Hans Niemann bateu o melhor enxadrista do mundo – o norueguês Magnus Carlsen, de 31 anos – na Sinquefield Cup, um torneio nos Estados Unidos no início de setembro.

Após a derrota, Magnus publicou um vídeo técnico português encarado com indireta a suposta trapaça do adversário, apesar de não haver menção direta ao nome de Niemann.

“Eu prefiro não falar. Se eu falar, eu vou entrar em um grande problema e eu não quero isso”, diz Mourinho no vídeo compartilhado.

Agora, uma das principais teorias aponta que Niemann poderia estar usando um plug anal com conexão sem fio para trapacear. Por meio do uso do acessório, ele conseguiria receber instruções codificadas por vibração.

Niemann já admitiu que trapaceava em partidas online, dos 12 aos 16 anos, e chegou a ser suspenso da plataforma Chess.com por conta disso. Agora, com a volta da polêmica sobre seu jogo limpo, ele voltou a ser suspenso.

Ao The Guardian, no entanto, ele declarou que faria uma partida completamente nu ou numa caixa com bloqueio de transmissões eletrônicas. “Eu não me importo. Estou aqui para vencer e esse é o meu objetivo”, declarou na entrevista.