Há 169 anos, nascia Nikola Tesla, um dos maiores inventores dos séculos 19 e 20

10 julho 2025 às 12h25

COMPARTILHAR
Nesta quinta-feira, 10, há 169 anos, nasceu o revolucionário inventor sérvio Nikola Tesla, responsável por inovar a transferência de energia elétrica e brigar de frente com o americano Thomas Edison, na chamada “Guerra das Correntes”.
Nascido de uma família tradicional sérvia formada por sacerdotes da igreja ortodoxa na pequena cidade de Smiljan (atual Croácia), no território do então Império Austríaco, em 1856. É relembrado que Tesla tinha o interesse sobre a eletricidade desde criança nas aulas de física. Naquela época, em meados do Séc XVIII e XIX, o fenômeno da eletricidade já era conhecido pelos estudiosos e usada nas linhas dos telégrafos antigos.
Formado em engenharia mecânica na faculdade politécnica de Graz, na Áustria, Tesla era considerado um aluno exímio pelos professores e colegas em quase todas as aulas do curso, tendo nunca perdido uma aula e alcançado as notas mais altas da faculdade. Anos depois, se mudou para Nova Iorque, nos EUA, para trabalhar na Edison Machines, empresa do empresário e inventor Thomas Edison, ao qual protagonizou uma disputa intelectual chamada “Guerra das Correntes”.
Na empresa do magnata, Tesla era responsável por melhorar os equipamentos e geradores elétricos que sustentavam a produção industrial. Naquela época, o inventor já havia aperfeiçoado o modelo da corrente alternada (CA) do inventor Michael Faraday, sistema de transferência de energia via uma corrente com frequência variável, ao contrário da corrente contínua (CC) que mantinha o padrão ao longo da transmissão.
Pouco depois, saiu da empresa para começar um ramo próprio, a Tesla Electric Light & Lamp Manufacturing, empresa que visava a construção de lâmpadas e eletrônicos movidos pela CA. Nesta época, o inventor ganhou renome por apresentar ao mundo o sistema de alimentação e transmissão das Bobinas de Tesla, que prometiam uma transferência mais “limpa” e “produtiva” pela diminuição da perda de potência com a iluminação sem fio via arco voltaico.
Contudo, o concorrente e rival, Thomas Edison, fez de tudo para descredibilizar o trabalho do inventor sérvio, alegando que a corrente iria aumentar o custo de produção e manutenção, além de apontar possíveis riscos quanto ao uso da CA na “Guerra das Correntes”.
Mesmo com uma série de campanhas pejorativas pelo inventor americano e problemas financeiros nas empresas de Tesla, a CA ganhou o conflito pela alta eficiência comparada com a CC. Atualmente, ambas são usadas no mercado, enquanto a CC é usada para alimentar as residências com um frequência estável, a CA é usada em fábricas e foguetes espaciais para alimentar os diferentes sistemas elétricos.
Leia também:
Caiado apresenta canal que integra inteligência artificial e saúde em Goiás