George Santos é preso nos EUA após acusações de fraude e lavagem de dinheiro

10 maio 2023 às 13h14

COMPARTILHAR
O primeiro membro do Partido Republicano abertamente gay a ser eleito para o Congresso americano, George Santos, se entregou nesta quarta-feira, 10, para polícia de Nova Iorque. De acordo com a agência de notícias Reuters, o filho de imigrantes brasileiros é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e declarações falsas. Ao todo, ele é investigado por 13 acusações, incluindo falas consideradas mentirosas durante a sua campanha eleitoral em 2022.
Santos também está sendo investigado por sete acusações de fraude eletrônica, três de lavagem de dinheiro, uma de roubo de fundos públicos e outras duas a respeito de declarações falsas à Câmara dos Representantes. Outros parlamentares ainda averiguam se ele deu informações falsas aos protocolos exigidos pela Casa, além de possíveis violações nas leis federais sobre o seu papel em uma empresa financeira.
No momento, o congressista americano está detido no Tribunal Federal de Long Island, em Nova York, e possui uma audiência está prevista para amanhã. Entretanto, Santos ainda poderá manter o mandato já que as acusações não afetam a condição dele no parlamento americano, de acordo com o ponto de vista jurídico.