Lançado ao mar no Brasil há 16 anos, uma garrafa com uma carta dentro foi encontrada na praia de Peterborough, na Austrália, por um morador local. Escrita por um americano, a mensagem fazia parte de um experimento para estudar as correntes marítimas e ver até onde objetos jogados ao mar poderiam chegar.

A carta, datada de 30 de novembro de 2008, informava que a garrafa havia sido lançada no Oceano Atlântico, aproximadamente 129 quilômetros a leste de Salvador, no Brasil, com a esperança de que alguém a encontrasse e retornasse a mensagem. “Sua curiosidade valeu a pena. Obrigado por recuperar essa garrafa e tirar um tempo para ver o que tem dentro”, diz o bilhete.

O objetivo do experimento de Joe Johnson, morador de Towson, no estado de Marylad, que estava fazendo viagens de cruzeiro na época, era estudar as correntes oceânicas e acompanhar a trajetória de objetos no mar. A garrafa percorreu mais de 13 mil quilômetros durante 16 anos, surpreendendo o autor ao chegar à Oceania.

Em entrevista à ABC Radio Melbourne, o autor da mensagem estava surpreso com a distância percorrida pela garrafa. Ele contou que, durante suas viagens, lançou dezenas de garrafas semelhantes ao mar em diferentes pontos do planeta, mas essa foi apenas a segunda vez que alguma foi encontrada.

No bilhete, Johnson também oferecia US$ 20 como recompensa para quem respondesse à mensagem, solicitando o nome e endereço da pessoa que encontrasse o objeto. A história da garrafa foi compartilhada em um grupo local e rendeu diversos comentários dos moradores da região.

Leia também:

Vídeo de sucuri de 6 metros assustando banhistas em praia brasileira viraliza; assista

Tom Brady, ex de Gisele Bündchen, faz reflexão após modelo anunciar gravidez