A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) derrubou neste sábado, 04, o balão de vigilância chinês que sobrevoou vários estados americanos durante a semana. O objeto voador teria atravessado locais de segurança sensíveis pelo país, incluindo uma base militar com silos de mísseis balísticos intercontinentais, em Montana. O incidente reaqueceu questões diplomáticas envolvendo os dois países.

De acordo com a China, o balão seria para pesquisas meteorológicas. Eles alegam que o objeto se desviou da sua rota e entrou acidentalmente no espaço aéreo dos EUA. Entretanto, a explicação não fica verossímil com a identificação de um segundo balão, dessa vez sobrevoando a América Latina. 

Apesar do objeto estar voando a dias pelo país, os americanos optaram por não derrubar ele imediatamente porque não conseguiram prever o local da queda. E como ele passou por áreas povoadas, ainda haveria risco para a população de tais regiões.

Após derrotar o objeto voador em águas territoriais americanas no Oceano Atlântico, uma operação foi mobilizada para recuperar os destroços do objeto que teria cerca de 400 quilos.