Documentos do Vaticano apontam que papa Pio XII sabia do Holocausto e ficou calado
16 setembro 2023 às 19h30
COMPARTILHAR
Documentos descobertos recentemente apontam que o papa Pio XII sabia da existência de campos de concentração nazistas e dos planos de extermínio em massa. Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, a descoberta foi feita pelo pesquisador e arquivista do Vaticano, Giovani Coco.
De acordo com Coco, a descoberta pode ser considerada “única” e de “grande valor”. Ele ressalta que a novidade pode ajudar nos debates envolvendo as razões para o pontífice não se manifestar sobre determinadas questões. “Queremos trazer clareza e compreender o momento terrível que Pio XII guiou a Igreja”, afirmou.
“Tudo deve vir à tona agora, sem medo ou preconceito. É o que temos feito nos últimos anos aqui”, garantiu o pesquisador, mesmo com a possibilidade de beatificação de Pio XII. A expectativa é de que a liberação e estudo dos novos documentos liberados pelo Vaticano possam alimentar uma “nova consciência”.
Para Coco, ainda restam esclarecer outros pontos a respeito do silêncio do Vaticano a respeito do nazimo. Por exemplo, ele pondera que existe a possibilidade do medo da represália contra católicos poloneses possa ter influenciado também.