Queda na inflação da Argentina surpreende FMI
20 abril 2024 às 10h43
COMPARTILHAR
Kristalina Georgieva, diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou na quinta-feira, 18, que a inflação na Argentina está caindo mais rapidamente do que o inicialmente esperado. Durante uma entrevista coletiva nas reuniões anuais de “Spring Meetings” (Encontros de Primavera) do FMI e do Banco Mundial, Kristalina elogiou os avanços feitos pelo governo de Javier Milei na contenção das despesas fiscais.
Kristalina afirmou que, “o país, que por muito tempo foi percebido como atrasado em termos de reformas, agora está progredindo rapidamente no ajuste de gastos. A inflação está diminuindo um pouco mais rapidamente do que inicialmente previsto.”
Ela ressaltou as medidas do governo para assegurar o desempenho da iniciativa privada. Quando questionada sobre a América Latina, a diretora-geral declarou que o crescimento no continente “está abaixo da média global”. “Muitos países da América Latina agiram mais rapidamente para controlar a inflação do que o restante do mundo. Agora, eles podem começar a reduzir as taxas”, pontuou.
Lembrando que no início do mês, a diretora do Departamento de Comunicações do FMI elogiou o plano de estabilização econômica adotado pela Argentina, caracterizando-o como “ambicioso” e destacando seu progresso impressionante.
Leia também:
Argentina desiste de integrar o Brics, anuncia Milei
Para economista goiano, plano de Milei para dolarizar Argentina é “tiro no pé”