O Canadá, além dos Estados Unidos, está conduzindo uma investigação sobre o acidente envolvendo o submersível Titan, que sofreu uma implosão no fundo do Oceano Atlântico durante uma expedição aos destroços do navio Titanic. Todos os cinco ocupantes do veículo morreram.

A investigação está sendo conduzida pelo Conselho de Segurança do Transporte do Canadá e foi anunciada na sexta-feira, 23, de acordo com o site VOA.

Embora o submarino que sofreu a implosão seja de propriedade da empresa OceanGate Expeditions, dos Estados Unidos, o navio utilizado como base para a expedição é o Polar Prince, de propriedade canadense.

Uma equipe de investigação foi enviada para St. John’s, na província de Newfoundland, no Canadá, para coletar informações e depoimentos de testemunhas. Desde o desaparecimento do submarino no último domingo, 18, evidenciou-se a falta de segurança do veículo, que estava sendo operado de forma experimental.

Os destroços do submarino foram encontrados na quinta, 22. Até o momento, foram recuperados cinco fragmentos do veículo, incluindo o cone de calda e duas partes do casco de pressão.