A multicampeã olímpica estadunidense Simone Biles, lenda da ginástica, criticou a atitude de organizadores de uma competição na Irlanda, que não entregou uma medalha para uma participante negra. Embora estivesse como as demais atletas na fila para receber, ela foi ignorada no momento da premiação. Quando a mulher que entrega as medalhas se aproxima da competidora, a garota chega a se entusiasmar e sorrir, mas não recebe o prêmio.

O episódio ocorreu em março de 2022, foi registrado em vídeo, mas só nos últimos dias viralizou. “Os pais dela entraram em contato [comigo]. Me partiu o coração ver, então mandei um pequeno vídeo para ela”, contou a medalhista Simone Biles. “Não há espaço para racismo em nenhum esporte”, frisa.

A organizadora do evento, Gymanastics Ireland, divulgou para a imprensa um comunicado, na sexta-feira, 22. Nele, ressalta que o suposto caso de racismo foi denunciado pelos pais da criança. “A pessoa em questão aceitou plenamente que o que tinha acontecido não era aceitável, mas sublinhou que não tinha sido intencional”, cita trecho da nota.

Reparação
De acordo com a instituição, quando o “erro” foi notado, foi feita a correção “imediatamente e garantiu que a competidora em questão recebesse a sua medalha antes de deixar o local de competição”. Mesmo assim, segundo o comunicado, o caso foi investigado e concluído em agosto do ano passado, com a participação da família.

Leia também:
Vini Jr. enfrentou os racistas e pôs em xeque os donos do futebol

Mais da metade dos brasileiros já presenciou ato de racismo