Mantendo tendência de queda, o Brasil desceu mais 11 posições no ranking das Organização das Nações Unidas (ONU) que mede os países mais felizes do mundo. Em uma lista de 137 nações, o Brasil ficou apenas em 49ª, em comparação com a 38ª posição no ano anterior.

Em 2016, o Brasil chegou a alcançar o 2016 lugar, mas desde então vem perdendo posições no ranking.

Pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia foi escolhida como país mais feliz do mundo segundo a lista da ONU, realizada desde 2012. Os países do norte da Europa completaram o pódio dos mais felizes do mundo, com a Dinamarca em segundo e a Islândia em terceiro.

O Relatório Mundial da Felicidade da ONU considera as avaliações das próprias pessoas de cada país sobre critérios como bem-estar econômico e indicadores sociais.

Ucrânia

O relatório deste ano, referente a dados de 2022, também destacou que houve aumento de fraternidade na Ucrânia. Segundo o relatório, apesar da “magnitude do sofrimento e dos danos na Ucrânia”, em razão da invasão russa, o país viu “sentimento muito mais forte de que há um propósito comum, existe bondade e confiança na liderança ucraniana”, em comparação ao ano de 2014, acrescentou.

Mesmo palco da guerra, a Ucrânia conseguiu subir seis posições – saltou do 98 ao 92º lugar.

Outros destaques da lista ficam para Israel e Afeganistão. Pelo lado positivo, os israelenses surpreenderam, subindo cinco posições e chegando ao quarto lugar do ranking. Já o Afeganistão continua a amargar o último lugar da lista, desde 2020.