COMPARTILHAR

Uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira, 19. O avião, um Boeing C-32B de matrícula 00-9001, chegou às 17h13 vindo de San Juan, em Porto Rico, e decolou às 19h52 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Segundo a Fraport, concessionária que administra o terminal da capital gaúcha, a operação ocorreu dentro da normalidade, mas não foi informado o motivo da passagem da aeronave pelo Brasil. Já a GRU Airport, em São Paulo, confirmou a chegada do avião em Guarulhos com autorização do Ministério da Defesa.

O trajeto do C-32B começou na segunda-feira, 18, quando deixou a base aérea de Wrightstown, em Nova Jersey, rumo a Tampa, na Flórida. De lá, seguiu para San Juan, em Porto Rico, antes de pousar no Brasil.

Aeronave especial

De acordo com informações oficiais da Força Aérea dos EUA, o C-32 é uma versão militar do Boeing 757-200, configurado para missões de transporte de autoridades e operações especiais. O modelo pode ser usado por líderes como o presidente, o vice-presidente e membros do alto escalão militar norte-americano.

Operado pelo 1º Esquadrão de Transporte Aéreo da 89ª Ala de Transporte Aéreo, sediada na Base Conjunta de Andrews, em Maryland, o avião tem capacidade para 45 passageiros e alcance de até 5,5 mil milhas náuticas sem reabastecimento. O interior é dividido em quatro áreas funcionais:

  • Frente da aeronave: centro de comunicações, cozinha, banheiro e assentos executivos.
  • Cabine principal: espaço fechado com lavabo privativo, sistema de entretenimento, dois assentos de primeira classe e sofá-cama.
  • Área de conferência: oito assentos executivos para reuniões e equipe.
  • Seção traseira: 32 assentos, cozinha, dois banheiros e armários.

O modelo também é equipado com sistemas avançados de comunicação e segurança, sendo utilizado em operações de alto sigilo.

Mistério sobre a missão

Apesar do rastreamento feito por sites especializados em aviação, como o FlightRadar, e do registro visual feito por observadores, ainda não há informações oficiais sobre a razão da presença da aeronave no Brasil.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Força Aérea Brasileira (FAB) foram procuradas, mas não se manifestaram até a última atualização desta reportagem.

Leia também: Queda de avião militar na escola deixa 20 mortos e 164 feridos em Bangladesh