Avião militar dos EUA pousa em Porto Alegre e segue para São Paulo em missão não divulgada

20 agosto 2025 às 07h41

COMPARTILHAR
Uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, na tarde desta terça-feira, 19. O avião, um Boeing C-32B de matrícula 00-9001, chegou às 17h13 vindo de San Juan, em Porto Rico, e decolou às 19h52 com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Segundo a Fraport, concessionária que administra o terminal da capital gaúcha, a operação ocorreu dentro da normalidade, mas não foi informado o motivo da passagem da aeronave pelo Brasil. Já a GRU Airport, em São Paulo, confirmou a chegada do avião em Guarulhos com autorização do Ministério da Defesa.
O trajeto do C-32B começou na segunda-feira, 18, quando deixou a base aérea de Wrightstown, em Nova Jersey, rumo a Tampa, na Flórida. De lá, seguiu para San Juan, em Porto Rico, antes de pousar no Brasil.
Aeronave especial
De acordo com informações oficiais da Força Aérea dos EUA, o C-32 é uma versão militar do Boeing 757-200, configurado para missões de transporte de autoridades e operações especiais. O modelo pode ser usado por líderes como o presidente, o vice-presidente e membros do alto escalão militar norte-americano.
Operado pelo 1º Esquadrão de Transporte Aéreo da 89ª Ala de Transporte Aéreo, sediada na Base Conjunta de Andrews, em Maryland, o avião tem capacidade para 45 passageiros e alcance de até 5,5 mil milhas náuticas sem reabastecimento. O interior é dividido em quatro áreas funcionais:
- Frente da aeronave: centro de comunicações, cozinha, banheiro e assentos executivos.
- Cabine principal: espaço fechado com lavabo privativo, sistema de entretenimento, dois assentos de primeira classe e sofá-cama.
- Área de conferência: oito assentos executivos para reuniões e equipe.
- Seção traseira: 32 assentos, cozinha, dois banheiros e armários.
O modelo também é equipado com sistemas avançados de comunicação e segurança, sendo utilizado em operações de alto sigilo.
Mistério sobre a missão
Apesar do rastreamento feito por sites especializados em aviação, como o FlightRadar, e do registro visual feito por observadores, ainda não há informações oficiais sobre a razão da presença da aeronave no Brasil.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Força Aérea Brasileira (FAB) foram procuradas, mas não se manifestaram até a última atualização desta reportagem.
Leia também: Queda de avião militar na escola deixa 20 mortos e 164 feridos em Bangladesh