Após 25 anos de negociações, acordo entre Mercosul e União Europeia está próximo
01 dezembro 2024 às 16h45
COMPARTILHAR
Após 25 anos de negociações intensas, o Mercosul e a União Europeia (UE) estão próximos de fechar um acordo comercial significativo. Agora, a decisão final sobre o pacto depende dos líderes políticos de ambas as regiões, a despeito da resistência francesa aos produtos do Brasil e demais países sul-americanos.
Mesmo com protestos na Europa e resistência de alguns países europeus, representantes do Mercosul e da UE chegaram a um consenso sobre questões pendentes. Segundo o colunista Jamil Chade, do UOL, um encontro realizado em Brasília deixou o processo “bem encaminhado”. Restam apenas alguns detalhes que precisam de ajustes.
As negociações ocorreram em total sigilo e foram descritas como “decisivas”. No momento, os negociadores voltaram aos países para novas consultas internas. Mas, a expectativa é de que o acordo possa ser anunciado nas próximos dias, possivelmente durante a cúpula do Mercosul, que ocorrerá nos 5 e 6 de dezembro.
Países como França e Polônia estão adotando um postura mais protecionista, mas a expectativa é de que não superem as nações favoráveis. Alemanha, Espanha, Portugal, Suécia, Noruega e Dinamarca são alguns do países que se posicionaram a favor do acordo.
A ideia é buscar o acesso ao mercado sul-americano, especialmente no contexto da crescente concorrência com a China. Por outro lado, o Brasil busca ser cauteloso em relação à assinatura do acordo. Em outras ocasiões, as negociações estiveram quase concluídas, mas obstáculos de última hora impediram o avanço.
Leia também:
Governo brasileiro aponta boicote francês como estratégia contra acordo Mercosul-UE
França busca barrar acordo comercial entre União Europeia e Mercosul