Nesta segunda-feira, 23, mais um voo de repatriação com brasileiros aterrissou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. A bordo estavam 209 passageiros e 9 animais de estimação. Com esta chegada, o Brasil atinge a marca de cerca de 1.400 cidadãos brasileiros trazidos de volta do território onde ocorre o conflito Israel e o Hamas.

O KC-30 (Airbus A330 200), parte da Força Aérea Brasileira (FAB), foi a nona aeronave enviada pelo Brasil da “Operação Retornando em Paz”, coordenada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Partindo de Tel Aviv, Israel, às 18h25, horário local, no domingo, dia 22, a aeronave pousou por volta das 4h, horário local, na segunda-feira, no Rio de Janeiro.Brasileiros em GazaO governo também informou que aguarda autorização do Egito para resgatar um grupo de brasileiros que se encontra na Faixa de Gaza – região mais afetada pelo conflito.Uma aeronave destinada a essa missão pousou em um aeroporto egípcio no dia 18, transportando itens essenciais de ajuda humanitária.

Conforme a embaixada dos EUA, a passagem de estrangeiros de Gaza para o Egito pode ser autorizada a qualquer momento.

Nas primeiras horas de sábado, 20 caminhões carregados com suprimentos, de um total de aproximadamente 100 na fila no Egito, receberam autorização para cruzar a Passagem de Rafah.

Para os cidadãos brasileiros que desejam deixar Israel, é fundamental preencher um formulário de inscrição disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.