Temporal afeta Goiânia e região com precipitação de até 100 mm em 2 horas
08 janeiro 2024 às 00h15
COMPARTILHAR
Aconteceu conforme a meteorologia previa – e a Defesa Civil temia – para o fim de semana: neste domingo, 7, Goiânia foi afetada por um temporal com rajadas de vento de cerca de 50 km/h. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que, em menos de duas horas, chegaram a cair mais de 50 milímetros de chuva em certos pontos da cidade. A vizinha Aparecida de Goiânia também foi bastante afetada.
O índice de precipitação pluviométrica foi muito alto para pouco tempo, conforme ocorre frequentemente no verão, ainda mais em tempos de El Niño e com o cenário cada vez mais grave de mudanças climáticas.
Em vários pontos de Goiânia, pessoas fizeram vídeos mostrando diversos veículos ilhados e ruas e avenidas tomadas pelas águas de córregos que transbordaram, como o Vaca Brava, o Cascavel e também o Ribeirão Anicuns. Na Vila Santa Helena, as águas do Ribeirão Anicuns invadiram ruas e deixaram até animais ilhados – um homem foi flagrado resgatando um cavalo.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, confirmou que os maiores cursos d’água que cortam a capital também transbordaram. Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada para resgate de veículos que foram arrastados pela enxurrada e animais que ficaram ilhados após o temporal.
As chuvas fortes afetaram principalmente a região sul da capital. Houve queda de árvores em bairros como Parque Amazônia, Setor Coimbra e Setor Bueno.
Aparecida de Goiânia
A região vizinha à capital foi a mais afetada: no Setor Garavelo, a precipitação neste domingo chegou a 107,4 milímetros. Na Cidade Vera Cruz foi quase isso (98,2), segundo as medições do Cimehgo.