Com as altas temperaturas surgem hóspedes indesejados em casa, como mosquitos, moscas, vespas, e outros insetos. Para além da sua presença incómoda, as suas picadas podem ser uma dor de cabeça e algumas pessoas podem até desenvolver reações alérgicas. Bom, disso provavelmente você já sabe, a novidade é que um estudo revelou que existem peles mais propensas as “picadinhas”.

Um estudo publicado nesta terça-feira, 18, pela revista científica Cell mostra as peles mais vulneráveis. Isso porque o inseto é impulsionado pelo cheiro. E uma má notícia: eles se mantêm fiéis às vítimas ao longo do tempo. Os cientistas ainda descobriram que os indivíduos mais atraentes para os mosquitos produzem, em sua pele, uma determinada substância química ligada ao odor.

No experimento, 64 voluntários puseram meias ao redor do antebraço para captar o cheiro da pele. Em seguida, as meias foram colocadas em diferentes compartimentos. E, então, dezenas de mosquitos foram soltos. “Imediatamente, foi muito óbvio. Eles se aglomeraram, basicamente, nos objetos mais atraentes”, afirmou a pesquisadora De Obaldia.

O teste foi realizado com as mesmas pessoas durante vários anos, o estudo revelou que os resultados permaneceram os mesmos. A notícia boa é que o estudo pode ajudar a criar novos métodos para repelir os mosquitos.