Comemorado no próximo dia 11, o Cerrado, e a árvore, no dia 21, a Prefeitura de Goiânia promove ações voltadas para a conservação ambiental. Uma dessas atividades é um curso de “Capacitação em Poda, Manejo e Extração de Árvores’, que será realizado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Além disso, há medidas de preservação de espécies por meio do tombamento, ao torná-las patrimônio material.  

O treinamento, que será realizado no dia 21, é direcionado para profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o manuseio de árvores na Capital. Dentre os quais: servidores públicos e profissionais da ENEL, Comurg, empresas de telefonia e TV a cabo. As inscrições podem ser feitas pela formulário.

Em relação às árvore antigas do município, a prefeitura destaca que há medidas de conversação, adotando o tombamento, isto é, tornando-as patrimônio do município. Com isso, não permitindo o corte, por exemplo. Uma dessas árvores, é a Gameleira localizada na Avenida Goiás Norte, próximo ao Jardim Balneário Meia Ponte. Além dela, há outros processos de tombamento, um deles enviado pela Prefeitura de Goiânia e que tramita na Câmara Municipal de Vereadores. Trata-se de um Ipê localizado na Avenida Contorno, próximo ao Parque Mutirama.

Arboriza Goiânia

Para o mês de novembro, por causa do período chuvoso, a Prefeitura de Goiânia prepara a segunda edição do Arboriza Goiânia. No ano passado, segundo a Amma foram plantadas 50 mil árvores nos Parques Três Marias, Macambira e Cascavel. Para este ano, a previsão é de uma ação ainda maior.