Terceira edição da Jornada Lixo Zero retorna a Goiânia

06 junho 2023 às 17h54

COMPARTILHAR
Entre junho e dezembro, a terceira edição do projeto Jornada Lixo Zero estará de volta a Goiânia, com uma série de ações em vários pontos da capital. Após impactar mais de 150 mil pessoas nos últimos anos, o projeto tem como objetivo orientar e transformar o estilo de vida da população. Durante os dias 5 de junho e 12 de dezembro, diversas praças da cidade receberão um drive-thru de coleta de materiais recicláveis, além de oferecer uma programação diversificada para toda a família e atividades de educação ambiental.
O projeto é reconhecido por promover a responsabilidade social na geração de resíduos e por seu enfoque na educação ambiental. Além de garantir o descarte adequado dos materiais, o projeto também auxilia na inclusão social e na geração de renda para os catadores de materiais recicláveis.
Raquel Pires Sales, coordenadora geral do projeto Jornada Lixo Zero, destaca que as práticas do Lixo Zero visam despertar a consciência dos cidadãos, incentivando cada indivíduo a trabalhar e colaborar para alcançar a Agenda 2030, com seus 17 objetivos e 169 metas, além de enfrentar a crise climática global por meio de ações simples e diretas. A ideia é agir localmente para ter um impacto global.
Neste ano, o drive-thru da Jornada Lixo Zero contará com o PEVI (Ponto de Entrega Voluntária Itinerante) para a coleta de eletrônicos, recicláveis, objetos de escrita, esponjas, lâmpadas de mercúrio, medicamentos vencidos, óleo vegetal, cápsulas de café, pilhas, baterias, chinelos da marca Havaianas, roupas e sapatos para doação, entre outros. De acordo com a coordenadora, basta chegar ao local, entregar os materiais e aproveitar a programação disponível.
A terceira edição do projeto também contará com oficinas de compostagem, palestras, exposição de ecoarte, ecofeira, apresentações culturais e uma programação repleta de cultura e educação ambiental.
Raquel ressalta que o conceito de Lixo Zero é um modo de vida e um grande acordo social. Ele representa uma ferramenta de solução, transformação e inclusão, buscando maximizar o aproveitamento e o correto encaminhamento de resíduos recicláveis e orgânicos.
Resultados das edições anteriores Raquel Pires Sales, coordenadora geral e embaixadora do projeto em Goiás, destaca que os resultados alcançados em todas as ações desde 2021 têm sido positivos e surpreendentes.
“Os números mostram que estamos atuando corretamente e impactando positivamente nosso estado. A educação ambiental é necessária e, por meio dela, poderemos mudar a história do nosso planeta”, afirma.
Nas edições anteriores, foram arrecadadas mais de 30 toneladas de materiais recicláveis, 20 toneladas de eletrônicos, 22 mil lâmpadas, 300 kg de pilhas e baterias.
Parceiros
A terceira edição da Jornada Lixo Zero conta com apoio da Cooperrama, Ministério Público do Estado de Goiás, Instituto Lixo Zero Brasil, Instituto Desponta Brasil, Acqua Ambiental, Equatorial Goiás, Ecossistema Ambiental, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria, do Estado de Goiás – Sindipão, Sindicato da Habitação do Estado de Goiás – Secovi, Catitas, Cicca, Prefeitura de Goiânia, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG, Euro Ambiental, Defensoria Pública do Estado de Goiás, Basura Cero Latinoamerica, Projeto de Extensão em Educação Ambiental UFG, Petit Pão Panificadora, Nathalia Pães, Padoca Casa de Pães, Polos Pães e Doces, Reciclus, Reciclarte, Missão Verde Projetos Ecológicos, Silicup, Projeto Tampatas, Saneago, So+ma, Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia, Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, Programa de Pesquisa Nuclisolos Agroambiental UFG, Serviço Social da Indústria – Sesi, Saneago, Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.