Um episódio recente surpreendeu cientistas: no ano passado, pescadores cambojanos tiraram uma arraia gigante do rio Mekong. A arraia, que era fêmea, pesava em torno de 300 quilos e bateu um recorde, se tornando o peixe de água doce mais pesado já pescado. Agora, os pesquisadores estão rastreando a espécie para entender hábito de peixes gigantes.

A descoberta é surpreendente já que a espécie, conhecida como arraia gigante de água doce, é considerada como ameaçada de extinção. “Imagine uma era em que as populações de baleias estão em declínio —os números estão diminuindo drasticamente, as baleias estão ficando menores e raramente são avistadas— e, então, de repente, aparece uma Moby Dick”, disse o ecologista aquático Zeb Hogan, da Universidade de Nevada em Reno. “É uma descoberta espantosa e abre a porta a inúmeras perguntas.”

Arraia de 300 kg | vídeo: reprodução

Após ser medida e pesada, a arraia foi devolvida à natureza com um rastreador, que deve registrar todos os seus movimentos e ajudar os especialistas a entenderem melhor o comportamento de animais da espécie na região.