Morre pastor MacArthur, aos 86 anos, nos Estados Unidos

15 julho 2025 às 11h57

COMPARTILHAR
O pastor batista calvinista John Fullerton MacArthur Jr. morreu nesta segunda-feira, 14, aos 86 anos, em Santa Clarita, Califórnia. Ele estava internado com pneumonia. MacArthur era líder da Grace Community Church, em Sun Valley, e fundador do programa evangelístico Grace to You.
Nascido em 19 de junho de 1939, em Los Angeles, assumiu a liderança da igreja em 1969 e se tornou uma das principais vozes do evangelicalismo conservador norte-americano. Era conhecido por suas pregações expositoras e posições firmes contra o feminismo, os direitos LGBTQ+, a teoria crítica da raça e as medidas sanitárias adotadas durante a pandemia.
Segundo o The Independent, foi chanceler da The Master’s University e editor da MacArthur Study Bible, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares. Sua mensagem, difundida por rádio, TV e literatura, teve alcance global, influenciando igrejas e lideranças cristãs.
Durante a pandemia, MacArthur entrou em confronto com autoridades ao manter cultos presenciais, o que resultou em uma disputa judicial. O impasse foi resolvido com um acordo que permitiu as reuniões com uso de máscaras e distanciamento social. Segundo a Associated Press, o estado da Califórnia pagou US$ 800 mil como parte do acordo.
Sob sua liderança, o Grace to You foi traduzido para nove idiomas e transmitido por milhares de emissoras. Sua teologia, baseada no calvinismo e na leitura literal da Bíblia, foi tanto elogiada quanto criticada — com acusações de misoginia, plágio e rejeição à ciência.
MacArthur deixa a esposa, Patricia (com quem era casado desde 1963), quatro filhos, 15 netos e nove bisnetos.