Morre Ostecrino Lacerda, autor do Hino de Jaraguá

14 julho 2025 às 12h49

COMPARTILHAR
O poeta, músico e folclorista Ostecrino de Oliveira Lacerda morreu neste fim de semana em Goiás. A causa da morte não foi divulgada pela família. Lacerda foi autor do Hino de Jaraguá e de diversas composições sertanejas, interpretadas por artistas como Mattão e Monteiro, Thiago e Tibério, Felipe e Falcão, Universo e Infinito, Nazinho e Neuzira, Randal e Rezende, Duo Glacial (Miguel e Aninha), entre outros.
A Prefeitura de Jaraguá decretou luto oficial de três dias. Em nota, o prefeito Paulo Vitor Avelar lamentou a morte do artista e ressaltou sua ligação com a cultura local. “Sou amigo e enquanto secretário da cultura fizemos várias homenagens e eventos culturais onde ele foi o grande organizador, trovador e poeta. Para nós foi uma perda irreparável. Acompanhamos toda a trajetória da recuperação dele, sabemos como era difícil ele sair pela debilitação”, afirmou Paulo Vitor ao Jornal Opção.
A Câmara Municipal também divulgou nota de pesar, destacando a contribuição de Lacerda à música e à cultura do município.
Ostecrino também atuou como contador de histórias e escritor de contos. No setor público, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás, trabalhou como professor universitário e fiscal de rendas do Estado de Goiás. Atuou ainda como apresentador de programas de rádio e televisão.
Em 1977, lançou o LP Os Pirilampos, da dupla El Mano e Sebinha, com destaque para a canção Crença Sertaneja, de sua autoria.
Leia também: Morre o psiquiatra José Mário de Freitas, atuante em Goiânia