Morreu nesta sexta-feira, 25, aos 83 anos, o ator mexicano Héctor Bonilla, que no Brasil ficou famoso por sua participação no seriado humorístico Chaves, da Televisa, retransmitido pelo SBT. O episódio que ficou célebre, entre os inúmeros do seriado, foi chamado aqui de “Um Astro Cai na Vila”

A notícia foi confirmada pela família de Bonilla em um comunicado nas redes sociais. “Informamos que hoje, 25 de novembro de 2022, após quatro anos de luta contra o câncer, morreu nosso amado esposo, pai, avô, companheiro e exemplo de vida: Héctor Bonilla”, começa a nota. “Morreu em sua casa, em paz, sem dor e cercado por seu círculo mais íntimo, que o acompanhou até o final”, seguiu o comunicado.

Héctor Bonilla era celebridade no México por ter participado de inúmeras novelas, peças de teatro e cinema. A família também divulgou que o próprio ator escreveu há anos o epitáfio que gostaria de ter em seu túmulo. “O show acabou, não brinque. Quem me viu, viu. Nada está errado”.

A emissora Televisa lamentou pelas redes sociais a perda do artista. “A Televisa Univision expressa suas mais sentidas condolências pelo falecimento do ator Héctor Bonilla. Teatro, cinema e televisão de luto por esta terrível perda. Descanse em paz”, diz a publicação.

Bonilla nasceu em 14 de março de 1939, em Puebla, no México. Em sua filmografia, constam obras como María de Mi Corazón (1979), a novela Viviana, em Busca do Amor (1978) e também a dublagem mexicana de Ratatouille. Bonilla também se aventurou na política mexicana, na qual foi deputado da Assembleia Constituinte da Cidade do México. Ele deixa a mulher, a também atriz Sofía Álvarez, e três filhos – Leonor, Sergio e Fernando Bonilla.