Morre Elon José Soares, fundador do Grupo Soares e ex-presidente do Vila Nova, aos 86 anos

30 julho 2025 às 11h22

COMPARTILHAR
O empresário Elon José Soares, de 86 anos, morreu nesta quarta-feira, 30, em Goiânia. Ele foi um dos fundadores do Grupo Irmãos Soares, que passou a se chamar Grupo Soares, ao lado do irmão Odilon José Soares, além de ser ex-presidente do Vila Nova Futebol Clube. A causa da morte não foi divulgada. Natural de Ipameri, o empresário goiano deixa cinco filhos, 11 netos, um bisneto, centenas de funcionários e parceiros de negócios.
Figura respeitada no setor empresarial goiano, Elon Soares iniciou sua carreira ainda criança, vendendo balas na porta de cinemas em Campinas, bairro da capital. Visionário e incansável, trabalhou com venda de lenha, artigos de armarinho, cereais e distribuição de jornais, até montar uma agroindústria de carne suína, em parceria com o irmão Odilon Soares.

Com a expansão de Brasília, os irmãos passaram a abastecer a nova capital federal com carnes e alimentos. Pouco depois, abriram o primeiro armazém de secos e molhados em Goiânia. Em 1967, compraram a ferragista São Tomé e fundaram a Irmãos Soares, que viria a se tornar uma das maiores redes de materiais de construção do Centro-Oeste.
A empresa deu origem ao Grupo Soares, uma holding com atuação em diferentes setores, como construção civil, acabamentos premium, agronegócio, tecnologia, incorporação imobiliária e investimentos. Entre as marcas estão a Irmãos Soares e a Essence Acabamentos.
Apesar do sucesso empresarial, Elon era lembrado por quem conviveu com ele pela humildade, carisma e preocupação com o próximo. Nos últimos anos, acompanhava de perto a construção do Instituto Elon Soares, em Trindade, projeto voltado à formação de jovens para o mercado de trabalho, especialmente na área da construção civil. A inauguração estava prevista para seu aniversário, em 10 de outubro.
Como forma de homenagem, todas as lojas do Grupo Soares permanecerão fechadas nesta quarta-feira. O velório ocorre a partir das 11h no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia. O sepultamento está marcado para as 17h.
Nota do Vila Nova
O Vila Nova Futebol Clube lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Elon José Soares, 86 anos, ex-presidente do clube.
Elon presidiu o Vila Nova entre os anos de 1974 e 1975 e, posteriormente, atuou como diretor de promoções entre 1976 e 1977. Neste departamento, foi um dos grandes responsáveis pela criação de um plano de sócios contribuintes, que mobilizou torcedores por meio de carnês e foi essencial para o avanço das obras do Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA).
Além de sua destacada atuação no clube, Elon José Soares foi também um empresário de sucesso e grande renome no estado de Goiás. Ao lado do irmão Odilon José Soares, fundou o tradicional Grupo Irmão Soares, referência no setor comercial goiano.
Neste momento de dor e saudade, o Vila Nova Futebol Clube se solidariza com familiares, amigos e todos os que conviveram com o Sr. Elon.
Leia também: Morre Ozzy Osbourne aos 76 anos