COMPARTILHAR

Morreu o padre Joaquim Pinto Magalhães Filho, na última sexta-feira, 15, em Fortaleza, Ceará. O sacerdote era uma figura conhecida do município após ter coordenado o Santuário de Santo Antônio desde 1988. Na época, esteve no comando do centro de adoração quando foi elevado de Paróquia para Santuário pelo Vaticano. Ordenado em 27 de dezembro de 1988, padre Joaquim iniciou sua trajetória pastoral em Goianápolis, mas foi em Anápolis que consolidou sua missão.

Desde 2019, o padre residia na capital cearense e praticava os ritos na Arquidiocese de Fortaleza pela autorização do arcebispo. Mesmo fora do Estado, devotos relataram que o padre mantinha laços de amizade com fiéis goianos que conheceu ao longo do tempo. “[O sacerdote] dedicou sua vida ao serviço da Igreja e da comunidade católica de Anápolis. Seu testemunho de fé, amor e entrega permanecerá vivo em nossos corações”, afirmou a conta oficial do Santuário de Santo Antônio nas redes sociais.

Enquanto isso, a diocese de Anápolis emitiu uma nota de falecimento para o padre e afirmam que “damos graças pelo dom de sua vida e ministério, suplicando ao Senhor que o acolha na plenitude da Ressurreição”.

O corpo de padre Joaquim será sepultado na cidade natal de Joaquim neste sábado, 16, em Canindé, no interior do Ceará.

Leia também: Assistência Social estima quase 4 mil pessoas vivendo em situação de rua em Goiânia

Gustavo Mendanha e Tião Peixoto comentam sobre candidaturas sem filiação partidária