COMPARTILHAR

Júlia Carvalho, repórter do Jornal Opção Tocantins

A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira, 12, 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Palmas e Santa Tereza do Tocantins, em mais uma etapa das investigações sobre possíveis tentativas de obstrução das apurações da Operação Fames-19. A ação foi batizada de Operação Nêmesis e teve as ordens expedidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo apuração da TV Anhanguera, o governador afastado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), está entre os alvos dos mandados. Sua equipe de comunicação informou que agentes da PF recolheram telefones celulares e acrescentou que, no momento, o governador não pretende se pronunciar sobre o assunto.

De acordo com a PF, os indícios de interferência surgiram durante a segunda fase da Fames-19, deflagrada em setembro, que levou ao afastamento de Barbosa por decisão do STJ. As investigações apontam que pessoas ligadas ao governo teriam usado veículos oficiais para retirar documentos e materiais de interesse da apuração, o que teria dificultado o trabalho dos investigadores.

A Operação Fames-19 investiga o desvio de recursos públicos destinados ao enfrentamento da Covid-19 e à compra de cestas básicas por meio de emendas parlamentares durante a pandemia.

Com as buscas desta quarta, a Polícia Federal afirma que pretende impedir a destruição de provas e a movimentação de bens, além de coletar novos elementos que ajudem a identificar outros possíveis envolvidos.

Os procedimentos seguem sob sigilo judicial e tramitam na Corte Especial do STJ.