COMPARTILHAR

O Portal Nacional da Educação (PNE) afirma que irá notificar as autoridades estaduais e da União, após a constatação de fraude no sistema de bolsas universitárias por estudantes da Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica), além de ameaças a jornalistas por veiculação do caso. A história remete a uma investigação da prefeitura de Anápolis, anteriormente divulgada pelo Jornal Opção, sobre irregularidades no pagamento dos benefícios de estudantes com capacidade financeira — através da adulteração do sistema do Cadastro Único (CadÚnico).

“Estamos apurando ameaças contra jornalistas de um portal de notícias do Estado de Goiás e iremos acionar as autoridades estaduais e da União para tomar as providências necessárias. O fato aconteceu depois de uma denúncia de ostentação de uma bolsista que foi para outro país e teve o contrato cancelado pela Justiça”, afirma o Portal Nacional da Educação.

Ameaças aos jornalistas

O autor das ameaças, o jovem Lucas Miranda, é namorado de uma estudante de medicina da Unievangélica, a jovem Gabriella Andrade Viegas de Arruda, que teve o benefício revogado pela Justiça após a constatação de fraude do erário de Anápolis. Nas redes sociais, a jovem ostentava viagens internacionais e aparelhos eletrônicos de alto padrão, enquanto isso, recebia uma bolsa paga pelo município para cursar a escola de medicina da universidade. 

Veja abaixo os prints do suspeito ameaçando jornalistas do Portal 6.

Foto: Reprodução / Redes sociais
Foto: Reprodução / Redes sociais

A reportagem do portal de Anápolis também descobriu que a família da jovem tinha capacidade de fazer o pagamento das matrículas, visto que eram empresários e servidores públicos do Estado.

A rede de notícias afirma que deve encaminhar o caso para as autoridades pelo conteúdo das ameaças que foram proferidas em mensagens diretas aos jornalistas e na redes sociais do veículo de comunicação. “Seus arrombados vcs vao ser processados, vcs nao sabem porra nenhuma e ficam postando”, afirma o jovem nas redes.

Leia também: Prefeito de Anápolis denuncia uso indevido do CadÚnico para obtenção de bolsas universitárias