A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Goiás realiza nesta quinta-feira, 10, a sessão pública para formação da lista sêxtupla para preenchimento de vaga destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) por meio do Quinto Constitucional.

Treze advogados estão aptos e vão disputar as seis vagas. Os mais votados integrarão a lista sêxtupla que é enviada ao TJ onde os desembargadores elegerão três nomes que serão submetidos ao governador Ronaldo Caiado para indicação a uma vaga na segunda instância do judiciário goiano.

Os candidatos disputam a vaga destinada à advocacia com a aposentadoria do desembargador Norival Santomé. Os treze nomes são: Alexandre de Morais Kafuri; Ana Carollina Ribeiro Barbosa; Antônia de Lourdes Batista Chaveiro Martins; Augusto César Rocha Ventura; Breno Boss Cachapuz; Carla Sahium Traboulsi; Dimitry Cerewuta Jucá; Enil Henrique de Souza Filho; Luiz Gonzaga Soares Gil; Marcelino Assis Galindo; Ricardo Baiocchi Carneiro; Roberto Rodrigues; Vicente Lopes da Rocha Junior. Todos os interessados tiveram suas candidaturas deferidas.

Alguns nomes aparecem entre os favoritos para a eleição da OAB-GO: Vicente Lopes da Rocha Junior, Alexandre Morais Kafuri, Ana Carollina Ribeiro Barbosa, Antônia de Lourdes Batista Chaveiro Martins e Ricardo Baiocchi Carneiro chegam fortes ou porque já compuseram as listas recentes ou possuem vínculos com atual Conselho Seccional.

O Quinto Constitucional é um dispositivo que reserva aos advogados e membros do Ministério Público (MP) 20% das vagas nos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho. Isso significa que uma a cada cinco vagas nas Cortes de Justiça é reservada a juristas de fora da carreira da magistratura.