Justiça da Itália mantém prisão de Carla Zambelli por risco de fuga

28 agosto 2025 às 09h02

COMPARTILHAR
A Justiça da Itália decidiu, nesta quinta-feira, 28, manter presa a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão foi tomada pela Corte de Apelação de Florença, um dia após a parlamentar ser ouvida por três juízes.
O tribunal justificou que existe “grau máximo” de risco de fuga caso Zambelli seja solta. A defesa havia solicitado a revogação da prisão, mas o pedido foi negado.
Os magistrados também avaliaram laudos médicos apresentados pelos advogados e concluíram que a deputada tem condições de seguir sob custódia. O perito responsável afirmou que a unidade prisional dispõe de equipe capaz de oferecer acompanhamento médico, monitoramento especializado e administração correta de terapias.
Zambelli foi presa na Itália no início de agosto, após determinação da Justiça brasileira, que a incluiu na lista de procurados da Interpol. Ela é investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em inquéritos relacionados à tentativa de golpe de Estado e a ataques ao sistema eleitoral.
A expectativa agora é que o processo de extradição siga os trâmites legais. Cabe ao Ministério da Justiça da Itália e ao governo brasileiro tratar dos próximos passos. Enquanto isso, a deputada permanecerá detida no país europeu.
Leia também: Deputada Carla Zambelli é presa na Itália